29/09/2020 15h17

Aprovado PL que prevê diretrizes de apoio a pessoas com doenças intestinais

Assecom / Dep. Yglésio Moises

icone-whatsapp

Após quase um ano de tramitação na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 530/2019, apresentado em outubro do ano passado pelo deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira (29).

O texto da medida, aprovada em dois turnos, enumera uma série de diretrizes a serem seguidas pelo Estado concernentes às ações informativas e paliativas sobre doenças inflamatórias intestinais, além de prever assistência aos portadores.

As doenças destacadas pela proposição são a Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, enfermidades que afetam o aparelho digestivo de pessoas do mundo inteiro, sendo mais frequente entre os jovens, já que a maioria dos casos é diagnosticada antes dos 30 anos de idade.

“Os portadores de doenças intestinais como a Doença de Crohn e a retocolite ultraceritiva, sentem-se totalmente incapacitados e merecem atenção para garantir o cuidado a que têm direito, as medicações de que precisam e as campanhas de conscientização que eles também têm direito. Tudo isso para desmistificar a doença e poder atender melhor essas pessoas”, escreveu o autor da proposta, em suas redes sociais.

Dentre as diretrizes, estão ações como campanhas informativas nas escolas para a desmistificação da doença, prevenção contra o bullying, acolhimento dos pacientes em unidades de saúde e atendimento médico especializado.

A medida ainda destaca a possibilidade do Estado apoiar os portadores dessas doenças por meio da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), de modo que o tratamento de cada paciente esteja regular.

O texto segue para sanção governamental. Caso sancionado, entra em vigor após 60 dias de sua publicação no Diário Oficial.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA