17/10/2020 11h02

TV Assembleia transmite programação de encerramento do Círio de Nazaré do Cohatrac neste domingo

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
TV Assembleia transmite programação de encerramento do Círio de Nazaré do Cohatrac neste domingo
Momento da missa campal do Círio de Nazaré do Cohatrac transmitida ao vivo pela TV Assembleia

A TV Assembleia (Canal 9.2 e TVN 17) transmite, neste domingo (18), ao vivo, a partir das 19h, a missa de encerramento do festejo do Círio de Nazaré do Cohatrac. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, em vez da tradicional romaria, um helicóptero sobrevoará a cidade, com a imagem da santa, seguido de carreata, que sairá às 15h, da praça Maria Aragão, até a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Na sequência, haverá missa campal, às 19h, marcando a despedida desta edição do evento.

A veiculação da programação do Círio de Nazaré do Cohatrac é fruto de uma parceria entre a TV Assembleia e a Paróquia do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Todas as transmissões ocorreram em tempo real.

De acordo com o padre Flávio Collins, reitor  do Santuário de Nazaré, foram duas semanas de celebrações, rituais litúrgicos, trabalhos religiosos e atividades diversas realizadas no Novenário da Luz, que abriu, oficialmente, o Círio de Nazaré em São Luís, no dia 8, com missa solene campal naquela paróquia.

A missa de abertura foi celebrada pelo bispo auxiliar de São Luís, Dom Esmeraldo Barreto, e concelebrada pelos padres Flávio Collins e Gutemberg, auxiliados pelos diáconos.

Patrimônio Imaterial

O Círio de Nazaré é realizado há 28 anos no bairro Cohatrac, consagrando-se como uma das mais importantes celebrações da Igreja Católica no Maranhão. O festejo reúne, anualmente, milhares de romeiros.

Em outubro do ano passado, em reconhecimento à importância e grandiosidade do evento religioso para todo o estado, a Assembleia Legislativa aprovou a Lei 11.127, que tornou o Festejo do Círio de Nazaré do Cohatrac "Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão". Em janeiro deste ano, a paróquia foi elevada à condição de Santuário Nossa Senhora de Nazaré.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA