21/10/2020 15h21

Especialista discute relação entre câncer de mama e pandemia no terceiro dia do ciclo de lives alusivas à campanha "Outubro Rosa"

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Biaman Prado / Agência Assembleia
Especialista discute relação entre câncer de mama e pandemia no terceiro dia do ciclo de lives alusivas à campanha "Outubro Rosa"
Ana Flávia Lustosa com o locutor Emanuel de Jesus, durante a live, na Rádio Assembleia Online

“Câncer de mama x pandemia” foi o tema da terceira live promovida pela Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Maranhão, em parceria com o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) e a Procuradoria da Mulher, nesta quarta-feira (21), integrada à programação alusiva à campanha "Outubro Rosa". Para discutir a temática, a live teve como convidada a enfermeira oncologista Ana Flávia Lustosa.

A programação, transmitida pela Rádio Assembleia Online (www.radioalema.com) e por meio das redes sociais do Parlamento Estadual (Facebook e Instagram), seguirá até sexta-feira (23). O objetivo é fornecer informações que possam prevenir e ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo de útero, além de estimular as mulheres ao autocuidado.

Cenário

Na live, Ana Flávia, que também é diretora administrativa do Hospital de Câncer do Maranhão, afirmou que, em meio à pandemia de Covid-19, os cuidados são essenciais para pacientes oncológicos, uma vez que correm maior risco de desenvolver a forma mais grave da doença. Por outro lado, a especialista contou que houve resistência de muitos pacientes em continuar o tratamento por medo de contrair o vírus.

“É uma preocupação dobrada. No Hospital de Câncer, foi um desafio muito grande, mas não é recomendado nem uma opção deixar de lado o cuidado com doenças já existentes. O retorno está voltando de forma gradual e, infelizmente, estamos com histórico de doenças avançadas, que poderiam ter sido tratadas com mais eficiência há alguns meses. Apesar da redução, não paramos em nenhum momento, pois o câncer não espera”, explicou Ana Flávia.

Ana Flávia ressaltou ainda que, apesar do câncer de mama ser o câncer com maior prevalência no Brasil entre a mulheres, no Maranhão, ainda lidera o câncer de colo de útero. “O diagnóstico precoce é de suma importância, visto que é uma doença fácil de prevenir, comparada às outras. Conhecer seu corpo, observar as alterações, ir ao médico com periodicidade, é tudo muito importante, independente das circunstâncias, e não só no mês de outubro”.

Hospital de Câncer

As mamografias estão sendo agendadas sem encaminhamento médico, desde que a mulher esteja na faixa etária para rastreamento, que é de 40 a 69 anos. Para o agendamento, é necessário procurar um dos canais de marcação: Viva Cidadão (Beira Mar, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping e Golden Shopping), por meio do aplicativo Procon MA, no site seati.segov.ma.gov.br/policlínica ou pelo Disque Saúde (3190-9091).



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA