22/10/2020 18h38

“Outubro Rosa”: especialista fala sobre impacto emocional do tratamento do câncer de mama na penúltima live alusiva à campanha

Ribamar Santana / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Elias Auê - Agência Assembleia
“Outubro Rosa”: especialista fala sobre impacto emocional do tratamento do câncer de mama na penúltima live alusiva à campanha
A psicóloga Adriana Pessoa conversa sobre o tema com o locutor Emanuel de Jesus e com os internautas, no estúdio da Rádio Assembleia Online

Em parceria com o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) e a Procuradoria da Mulher, a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa realizou, nesta quinta-feira (22), às 9h, a penúltima live alusiva à campanha “Outubro Rosa”, tendo como tema “O impacto emocional no tratamento do câncer de mama”, abordado pela psicóloga Adriana Pessoa, do Hospital de Câncer e da Fundação Antonio Brunno.

A live foi transmitida pela Rádio Assembleia Online (www.radioalema.com) e por meio das redes sociais do Parlamento Estadual (Facebook e Instagram). O objetivo era repassar informações sobre meios de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, também, do câncer de colo de útero, além de estimular o autocuidado.

Impacto emocional

Segundo a psicóloga Adriana Pessoa, o impacto emocional se reflete na abordagem da paciente com câncer de mama, que passa por um luto (perda da mama) e enfrenta, também, a perda de cabelo.

“Esse impacto psicológico precisa de um acompanhamento. Às vezes, a rede de apoio dessas pacientes é a própria família. Esse suporte e acompanhamento devem acontecer no hospital e nas casas de apoio”, esclareceu.

“As mulheres, culturalmente, enxergam um corpo modificado nesses casos, porque ficam sem a mama, ou seja, sem uma parte do corpo. Por isso, precisamos tratar desde o diagnóstico até o prognóstico”, ressaltou Adriana Pessoa.

Campanha

Adriana Pessoas disse que a contribuição da campanha “Outubro Rosa” tem sido de fundamental importância, tanto na abordagem nos hospitais quanto na conscientização das mulheres, para que se toquem e busquem um diagnóstico rápido. “É muito importante que essa campanha acontece o ano inteiro e não somente no mês de outubro, pois os índices de câncer de mama são altos”, frisou.

Avaliação

A diretora de Saúde da Assembleia, Melina Sá, afirmou estar sendo engrandecedora a realização das lives alusivas à campanha "Outubro Rosa", pois elas estão possibilitando não apenas a discussão ampla do câncer de mama ou de colo de útero, especificamente, mas de outros assuntos relativos à saúde no geral, inclusive relacionados ao momento atual, marcado pela pandemia do novo coronavirus.

“Conseguimos tratar de assuntos como nutrição, mastologia, ginecologia e abordamos a questão da psicologia que, hoje, tem uma demanda muito maior em razão da pandemia do novo coronavírus. Além da questão do câncer em si, que já debilita muito a pessoa, os pacientes ainda sofrem com a pandemia. Estamos vivendo uma situação inusitada de muitos conflitos emocionais. Portanto, o vetor psicológico é de fundamental importância e precisa ser compreendido”, explicou Melina Sá.

Encerramento

A série de lives será encerrada nesta sexta-feira (23), às 9h, abordando o tema “Outubro Rosa”, com a participação da médica mastologista Jéssica Caroline Freire.

A campanha “”Outubro Rosa” da Assembleia teve início na quinta-feira (15), com a realização de consultas e exames ginecológicos para as servidoras da Casa. Os atendimentos ginecológicos terão continuidade durante o mês de outubro, sempre nas quintas-feiras, das 8h as 12h, priorizando a prevenção e a saúde da mulher.

 

 

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA