01/12/2020 16h55

Yglésio critica atuação da PM em Rosário

Assecom / Dep. Dr. Yglésio Moyses

icone-whatsapp
Divulgação
Yglésio critica atuação da PM em Rosário
Yglésio Moyses repudiou a abordagem de policiais militares a um grupo no município de Rosário

Na manhã desta terça-feira (1o), na sessão plenária na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) repudiou a abordagem de policiais militares a um grupo no município de Rosário, que resultou em agressividade por parte dos PMs. Um homem foi atingido por uma bala de borracha, disparada da arma de um dos policiais a poucos metros de distância, e outras pessoas foram fisicamente agredidas.

Yglésio classificou a abordagem da polícia como de caráter higienista e um completo absurdo. A atitude dos policiais, segundo ele, vai de encontro aos resultados positivos que a PM vinha tendo e atribuiu essa atitude à falta de critérios estabelecidos pelo Comando Geral da corporação.

“Esse caráter higienista da Polícia Militar não corresponde ao resultado que vínhamos alcançando. Nós estávamos evoluindo, com uma polícia militar cada vez mais humanizada. No entanto, esse ‘descomando' está comprometendo os resultados, pois não obedece à hierarquia, não há critério no estabelecimento do comando e isso gera descontentamento na tropa. Quando se perde a cadeia hierárquica da polícia militar, acontece o que aconteceu em Rosário. Policiais que acham que estão acima da lei. Mas sabemos que a cinduta não deve ser essa”, completou.

Padronização

Como solução, Yglésio apontou que a padronização dos procedimentos de abordagem possa ser um caminho para evitar situações como a que ocorreu em Rosário, além de evitar que bons policiais sejam afetados por essas atitudes.

“Nós precisamos ter uma padronização dos procedimentos, uma melhora das ações do comando da instituição, pois da forma que está e tem se repetido, só vai piorar. Nós não podemos deixar que a honra da Polícia Militar do Maranhão seja comprometida por conta de ações pontuais como essa, que estão se proliferando, ou seja, macular a grande quantidade de bons policiais que temos no estado”, concluiu.

A Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa vai acompanhar o caso.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA