23/02/2021 14h45

Betel Gomes defende implantação de unidade do Restaurante Popular em Buriticupu 

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Elias Auê - Agência Assembleia
Betel Gomes defende implantação de unidade do Restaurante Popular em Buriticupu 
Betel Gomes defende implantação de unidade do Restaurante Popular em Buriticupu

A deputada estadual Betel Gomes (PRTB) defendeu, na sessão desta terça-feira (22), a implantação de uma unidade do Restaurante Popular em Buriticupu. A parlamentar disse que, com esse objetivo, apresentou Indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser. 

Ela informou que Buriticupu está entre os 56 municípios integrantes do Sistema de Segurança Alimentar Nutricional (Sisan) e já constituiu o Conselho de Segurança Alimentar Nutricional (Consea) e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e  Nutricional (Caisan).

"Com a pandemia de Covid-19, estamos vivendo momentos de profunda insegurança e incerteza. Milhares de vidas foram ceifadas pela doença. Aproveito a oportunidade para me solidarizar com essas famílias que perderam seus entes queridos. Com a pandemia, também veio o aumento da desigualdade social, do desemprego e com isso, a insegurança alimentar nas classes em perfil de baixa renda", relatou.

Betel Gomes enfatizou que a cidade tem todas as condições para receber a unidade do Restaurante Popular, por ter mais de 72 mil habitantes, seis mil famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, sendo 95% desse total mulheres responsáveis por suas famílias. 

"Com a pandemia, a situação se agravou significativamente, pois muitas dessas mulheres, que tinham uma rendinha, uma vendinha, uma renda alternativa, perderam essa renda. E, nesse sentido, o Restaurante Popular será mais uma importante ferramenta  de segurança alimentar", justificou.         

Ela lembrou que a Constituição Federal garante alimentação adequada, principalmente para os brasileiros que vivem em uma situação de vulnerabilidade social, e que o site do Ministério da Cidadania traz números alarmantes de brasileiros em perfil de baixa renda e mais de 50% da população brasileira são beneficiários do Bolsa Família. 

Segundo Betel Gomes, no Maranhão, aproximadamente, um milhão de famílias são beneficiárias do programa. 

"São milhares de famílias que vivem sem alimentação adequada. Mas vale destacar que o Maranhão integra o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, com 56 municípios adesos. A adesão ao Sisan significa o fortalecimento da política de segurança alimentar e nutricional", garantiu.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA