14/05/2021 15h35

Yglésio solicita investigação sobre o processo de vacinação em São Luís

Assecom / Dep. Dr. Yglésio

Yglésio solicita investigação sobre o processo de vacinação em São Luís
Yglésio é autor do PL 050/2021, que pune os fura-filas da vacinação, aplicando multas que podem chegar a R$ 40 mil

Com a chegada de vacinas para pessoas com comorbidades em São Luís, acendeu-se um novo alerta, segundo o deputado Dr. Yglésio Moyses: pessoas sem comorbidades estariam apresentando laudos comprados para terem acesso à vacina contra a Covid-19.

Durante a sessão plenária de quarta-feira (12), o deputado afirmou que recebeu denúncias sobre o caso por meio de suas redes sociais. Ele disse que, caso fossem confirmados os indícios, encaminharia denúncia ao Ministério Público.

"A gente já começa a observar que pessoas que não têm comorbidades estão tendo acesso a laudos de profissionais que estão se submetendo a isso por um evento de amizade. Já recebemos uma série de denúncias com esses indícios e já começamos a apurar. Em caso de haver indícios sérios de fraude, vamos encaminhar para o Ministério público", disse.

Yglésio também apontou indícios de fraude no uso de carimbos para “validar” os documentos apresentados. "Há também fraudadores de carimbo. Tem muita gente que vai no site do CRM, pega o nome do profissional, o número do CRM, vai num carimbeiro, paga 20, 30 reais e consegue fazer um laudo falso. É necessário que as prefeituras, e a Prefeitura de São Luís, principalmente, que é a maior vacinadora no Maranhão, tenha absoluto cuidado e critério", frisou.

Ofício

O parlamentar comunicou o Ministério Público, por meio de ofício enviado ao Dr. Eduardo Nicolau, procurador geral de Justiça, solicitando a devida apuração das irregularidades.

"Enviamos um ofício para o procurador geral de Justiça, Dr. Eduardo Nicolau, a fim de investigar e combater possíveis fraudes na vacinação do público com comorbidades. São muitas denúncias de laudos comprados. Vamos continuar combatendo esse tipo de crime", disse.

No documento enviado, Yglésio solicita que sejam tomadas providências internas para apurar a denúncia, seguindo critérios definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, além da fiscalização da veracidade de informações contidas nos laudos.

O deputado é autor do Projeto de Lei 050/2021, que pune os fura-filas da vacinação, aplicando multas que podem chegar a R$ 40 mil. O projeto já foi aprovado na Assembleia Legislativa e aguarda sanção do Governo do Estado. No início da vacinação, ele também alertou sobre fraudes no processo de imunização, fazendo com que o Ministério Público investigasse mais de 40 casos em todo o Estado.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA