13/09/2021 16h48

Diretoria de Saúde da Alema inicia programação alusiva ao ‘Setembro Amarelo'

Andressa Valadares / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Dney Justino - Agência Assembleia
Diretoria de Saúde da Alema inicia programação alusiva ao ‘Setembro Amarelo
Atividades alusivas ao 'Setembro Amarelo', na manhã desta segunda-feira, incluíram exercícios de relaxamento e automassagem

Com o tema “Dor mental: que régua usar? Não se meça com a régua do outro”, a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa do Maranhão deu início, nesta segunda-feira (13), às ações alusivas ao ‘Setembro Amarelo’, campanha mundial de prevenção ao suicídio. As atividades se estenderão até o dia 24 de setembro, direcionadas aos servidores da Casa. A presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, prestigiou a abertura da programação. 

"É muito importante discutir a temática da saúde mental com os servidores da Assembleia. Ainda mais neste momento difícil de pandemia, que tem deixado marcas negativas naqueles que foram acometidos pela Covid-19. É assim, ajudando e orientando, que daremos nossa contribuição para prevenir essa doença tão grave que é a depressão”, disse Ana Paula Lobato. 

A programação conta com rodas de conversa, ginástica laboral, exercícios de relaxamento e automassagem, ações educativas, oficina de canto e dança, entre outras atividades, que serão desenvolvidas durante os dois turnos de expediente da Casa. 

Dney Justino - Agência Assembleia
Presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão, Ana Paula Lobato, participou da abertura da campanha
Presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão, Ana Paula Lobato, participou da abertura da campanha 'Setembro Amarelo' na Assembleia

A campanha foi iniciada com um momento espiritual e de orientação entre a equipe multidisciplinar da DSMO, envolvida nas atividades, e alguns servidores. A diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema, Melina Sá, explicou que, este ano, o objetivo é levar uma reflexão sobre a importância de as pessoas voltarem o olhar para si e fugirem de padrões pré-estabelecidos, entendendo que cada um possui suas particularidades.  

“O nosso tema nos leva a pensar sobre a nossa vida, as nossas vontades, o que nos faz bem. Cada um teu seu jeito, suas escolhas, seu ritmo e queremos que as pessoas tragam essa ideia para si e fujam daquele adoecimento emocional, muitas vezes ocasionado pelo fato de tentarmos alcançar o padrão do outro”, assinalou.  

“Também lançaremos a nossa biblioteca afetiva, que é uma proposta do Núcleo de Psicologia da DSMO, com uma coleção de livros para que os servidores, no período de espera nos atendimentos no setor, possam, em vez de usar o celular, ter acesso à leitura. Essa biblioteca é afetiva porque vai ter um movimento dos livros, que foram doados pelos próprios servidores, os quais também poderão realizar a troca dos livros”, completou a psicóloga Flávia Uchôa. 

O servidor Enoque Fonseca destacou a importância da iniciativa para os funcionários da Casa. “A saúde mental é dada como se fosse individual, mas ela é inserida em toda a nossa família. Por isso, é fundamental que nos cuidemos”, afirmou. 

Diney Justino - Agência Assembleia
Servidores em um momento espiritual, durante a abertura da programação alusiva ao
Servidores em um momento espiritual, durante a abertura da programação alusiva ao 'Setembro Amarelo'



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA