22/12/2021 17h20

Projetos do Judiciário alteram tabela de vencimentos e criam Vara Especial dos Crimes Organizados

Ribamar Santana / Agência Assembleia

icone-whatsapp

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quarta-feira (22), os Projetos de Lei Complementar nº 013 e 014/2021 e o Projeto de Lei nº 591/2021, de iniciativa do Poder Judiciário. As proposições tratam, respectivamente, de alterações na tabela de vencimentos dos cargos efetivos, comissionados, funções gratificadas e extintos a vagar de depositário, distribuidor e de escrivão de Serventia Judiciária e da transformação da 1ª Vara Criminal do Termo Judiciário de São Luís em Vara Especial.

Os projetos receberam pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Administração Pública, Seguridade Social e Relações de Trabalho e de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle. A relatoria é do deputado Adelmo Soares (PCdoB). As matérias foram encaminhadas à sanção do governador Flávio Dino (PSB).

O PLC 013 altera a tabela de vencimentos dos cargos extintos a vagar de depositário, de distribuidor e de escrivão de serventia judiciária, incorporando os percentuais decorrentes das ações judiciais em face da Lei Estadual nº 8.970, de 19 de maio de 2009.

Nova vara

Já o PLC 014 transforma a 1ª Vara Criminal do Termo Judiciário de São Luís (Comarca da Ilha) em Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.  O texto normativo dispõe, dentre outros dispositivos, que a nova Vara será composta de três magistrados de entrância final, os quais decidirão e assinarão, em conjunto, todos os atos judiciais decisórios de competência da unidade.

Reajuste

Por sua vez, o PLO 591 altera a tabela de vencimentos dos cargos efetivos do quadro de pessoal do Poder Judiciário, dos cargos em comissão e das funções gratificadas, bem como incorpora aos vencimentos dos servidores os percentuais decorrentes das ações judiciais em face da Lei Estadual nº 8.970, de 19 de maio de 2009.

Os percentuais de reajustes serão pagos, a partir de 1º de fevereiro de 2022, e correrão por conta de dotação orçamentária própria prevista para o orçamento do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA