06/01/2022 16h16

Daniella Tema pede auxílio moradia aos desabrigados pelas enchentes no Maranhão

Ascom / Dep. Daniella Tema

Daniella Tema pede auxílio moradia aos desabrigados pelas enchentes no Maranhão
Deputada Daniella Tema sugeriu pacote de medidas visando apoiar maranhenses prejudicados pelas enchentes

Com vistas a amenizar os impactos ocasionados pelas enchentes em diversos municípios do Maranhão, a deputada Daniella Tema (DEM) apresentou ao Governo do Estado, via Indicação, um pacote de medidas para benefíciar maranhenses afetados pelas fortes chuvas, principalmente no Sul do estado, a exemplo da cidade de Mirador, onde as ruas se transformaram em rios, causando grandes prejuízos tanto para a população quanto ao comércio local.

Ao governo estadual, Daniella solicitou a concessão de um Auxílio Moradia Extraordinário, no valor de R$ 600,00, a ser concedido por, no mínimo, seis meses. Além disso, a parlamentar sugeriu a entrega de refeições gratuitas para almoço e janta – o que deve ser feito pelos Restaurantes Populares mais próximos das cidades afetadas.

Dentre as medidas também estão o apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil a populares, doação de cestas básicas e de kits de cama e banho; o envio de equipes epidemiológicas aos municípios para trabalharem na prevenção de doenças como a cólera e leptospirose; o fornecimento de água potável e, ainda, a estruturação de galpões ou quadra para abrigos das pessoas dos municípios inundados.

Setor Econômico

Para ajudar o setor econômico, a deputada pediu também ao Governo do Estado a redução do ICMS para as empresas que atuam nas cidades prejudicadas pelas enchentes, bem como o parcelamento dos valores vencidos ou prestes a vencer. Por fim, o pacote de medidas sugeridas pela parlamentar busca, ainda, garantir incentivo fiscal para as empresas que fizerem doação para esses municípios.

“Estou acompanhando a situação de perto e, infelizmente, estamos vendo casas destruídas pelas enchentes, o comércio amargando sérios prejuízos com perdas de suas estruturas e mercadorias. Enfim, é tudo muito triste e preocupante. Por isso, estamos tomando providências para que todos tenham assistência digna do poder público neste momento de tantas perdas”, declarou Daniella.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA