17/05/2022 18h08

Os 40 anos de história do Estádio Castelão

Fonte: TV Assembleia

icone-whatsapp

Em uma área de 54.284 m2, o esporte maranhense começou a realizar o sonho de ter um espaço feito para abrigar diversas modalidades. Um Complexo Esportivo que também incluía um estádio para fazer jus ao futebol do Maranhão e receber times nacionais e internacionais.

Assim, o Estádio Castelão foi inaugurado no dia 1º de maio de 1982, pelo então governador João Castelo. Com capacidade para mais de 75 mil torcedores, foi palco de diversas conquistas e até hoje faz parte da história de muitos maranhenses.

“Nós precisávamos ter uma praça digna de receber os clubes que vinham passar por aqui, como o Flamengo, que jogou no Estádio Nhozinho Santos, para 21 mil pessoas, mas quando veio para o Castelão, colocou 45 mil, em jogo contra o Moto”, relata Manoel Martins, pesquisador do futebol maranhense.

O primeiro título vivenciado no Estádio Castelão foi do Sampaio Corrêa, na festa de inauguração. Logo após, no dia 5 de maio, o local recebeu jogo entre as seleções do Brasil e de Portugal.

O aposentado Nerivaldo Silva Pinheiro estava lá entre os 98 mil pagantes e lembra de ter chegado bem cedo para garantir um bom lugar. “Em 1982, tinha 18 anos. O jogo foi no dia 5 de maio, às 21h. Eu cheguei lá as duas da tarde, com aquele solzão quente no Setor 1”, conta ele, torcedor do Sampaio.

Seu Anatálio de Melo, também aposentado, lembra o resultado da partida e os jogadores que fizeram os gols da vitória. “O placar foi 3 a 1 para a seleção brasileira. Gols de Júnior, Eder e Zico”, afirma o aposentado, que torce para o Moto.

Outro que tem orgulho do Castelão é o goleiro aposentado Juca Baleia. Ele foi campeão em 1991 no gramado do Castelão e não esquece a emoção de entrar em campo e ver a torcida em peso na arquibancada.

“Quando a gente chegava aqui, via o estádio tomado por torcedores. Hoje, quando venho ver um grande jogo olho o estádio vazio. Fico meio triste. Nesse título de 91, o estádio estava quase totalmente tomado. E quando a gente entrou, olhei para um lado, para o outro, olhei para os companheiros, para os adversários e disse é um momento nosso e, graças a Deus, foi”, relembra o goleiro aposentado.

Imponente

Quatro décadas se passaram e as muralhas do Castelão continuam firmes. A capacidade de público foi reduzida, mas o espaço se mantém forte, imponente. Desde a inauguração, o estádio ficou fechado alguns períodos para reformas realizadas pelo governo estadual. Um deles foi em 2004 e o fechamento durou oito anos.

O Estádio foi reaberto em 2012. Em 2020, o silêncio nas arquibancadas voltou por causa da pandemia da Covid-19. Com a flexibilização das medidas de prevenção ao novo coronavírus, a torcida pode voltar à casa e assistir a jogos como um Vasco da Gama x Botafogo, válido pelo Campeonato Carioca.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA