07/10/2022 14h40

Thaiza pede que governo e prefeituras intensifiquem vacinação contra poliomielite

Assecom / Dep. Thaiza Hortegal

Agência Assembleia
Thaiza disse que a medida é fruto de um alerta disparado pela OPAS/OMS à região das Américas ao verificar que a cobertura vacinal dos países está abaixo dos 80%

A deputada Thaiza Hortegal entrou com Indicação na Assembleia Legislativa solicitando que o Governo do Estado promova estratégias para que as autoridades de saúde intensifiquem a cobertura de vacinação contra poliomielite.

A medida é fruto de um alerta disparado pela OPAS/OMS à região das Américas ao verificar que a cobertura vacinal dos países está abaixo dos 80%, sendo que o ideal para evitar a reintrodução do vírus é 95%. No Maranhão, segundo dados do Governo Federal relativos a setembro, este ano apenas 52% das crianças estão imunizadas.

"Não significa que o vírus está circulando no Brasil, mas a partir do momento que casos são identificados e estão sob investigação, e a cobertura vacinal está abaixo do esperado, medidas precisam ser tomadas para atingir proativamente as populações não vacinadas, assim como aumentar a vigilância para paralisia flácida aguda, que é um indicador de circulação da pólio", alerta Thaiza Hortegal.

O último caso de poliomielite selvagem registrado no Brasil foi em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. De acordo com a deputada, os riscos da doença ressurgir são grandes diante de uma cobertura vacinal abaixo de 60%.

"Pais, peço que estejam atentos ao calendário de vacinação. Crianças de 2, 4 e 6 meses devem receber a vacina. E o reforço em gotinhas entre os 15 e os 18 meses. E novamente aos 5 anos de idade. A vacina é gratuita e deve estar disponível em todos os postos de vacinação", destaca Thaiza Hortegal.

O que é a poliomielite

Segundo a Fiocruz, poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença causada por um vírus chamado poliovírus. O poliovírus invade o sistema nervoso e, nos casos mais graves, pode causar paralisia.  É uma doença muito contagiosa, ou seja, transmitida de pessoa para pessoa de forma muito rápida. Ela afeta, principalmente, crianças menores de cinco anos, mas, também, pode acometer adultos. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA