18/10/2022 14h59

Assembleia sediará seminário nacional sobre aplicação de novos sistemas para declaração previdenciária

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Assembleia sediará seminário nacional sobre aplicação de novos sistemas para declaração previdenciária

A Assembleia Legislativa do Maranhão sediará o seminário nacional “Conexões entre eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb e a mudança da GFIP”, a ser realizado na próxima sexta-feira (21), das 8h30 às 17h, no Auditório Fernando Falcão.

A iniciativa é do Grupo de Gestores Financeiros dos Estados (GEFIN) em parceria com o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) com apoio da Receita Federal e Alema.

O objetivo é ampliar a visão sistêmica dos usuários, propiciando melhoria na qualidade das informações a serem enviadas via Esocial, EFD-Reinf e DCTFWEB, buscando capacitar os profissionais para cumprir corretamente a legislação sobre a escrituração fiscal digital de retenções.

Entre os presentes estará o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Cláudio Maia, palestrante e membro das equipes de Desenvolvimento do eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb. O Seminário terá transmitido ao vivo pelo canal oficial do Comsefaz e pelas redes sociais da Assembleia.

A inscrição é gratuita e pode ser feita presencialmente e de forma virtual (link: http://www.sympla.com.br/evento/palestras-esocial-efd-reinf-e-dcƞweb-maranhao/1725350). As vagas são limitadas para participação no formato presencial.

Mais

 O eSocial e a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) compõem o programa Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) é uma declaração previdenciária com base nos dados previamente informados em ambas as obrigações, consolidando as informações prestados no eSocial e na EFD-Reinf.

Além disso, os setores públicos e privados estão obrigados ao uso e envio desses documentos. Daí a relevância de esclarecer aos profissionais da administração pública, direta e/ou indireta o desenvolvimento correto das rotinas trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

PROGRAMAÇÃO

9h - Mesa de Abertura

9h30 -9h15 - Cláudio Maia - auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e integrante das equipes de Desenvolvimento do eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb.

- Como extrair relatórios dos eventos encaminhados para o ambiente do eSocial do eCAC;

- Como analisar os relatórios de retorno do eSocial (5001, etc)

10h30 às 10h45 - Coffee Break

- Como alimentar e processar as informações na EFD-Reinf (carregar informações, tirar relatórios de envio, analisar relatórios de retorno, apontar o que deve ser analisado, etc);

12h às 13h30 - Almoço

13h30 -  Cláudio Maia - auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e Integrante das Equipes de Desenvolvimento do eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb.

- Como processar as informações da DCTF-Web  (carregar informações, tirar relatórios, extrair guias, apontar o que deve ser analisado, etc);

- Como analisar as informações da GFIP no eSocial, EFD-Reinf e DCTF-Web;

- Como analisar o alinhamento das obrigações entre eSocial, EFD-Reinf e DCTF-Web

- Deduções e compensações de valores pagos a maior via PERDCOMP

15h30 às 15h45 - Coffe Break

15h45h às 17h30 - Cláudio Maia - Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil e Integrante das Equipes de Desenvolvimento do eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb.

- Perguntas, dúvidas e esclarecimentos.

18h30 - Encerramento



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA