24/03/2023 08h46

“O que se quer proibir é a apologia às armas, às drogas, ao excesso de sexualidade", diz Arnaldo Melo no ‘Cultura em Pauta

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
“O que se quer proibir é a apologia às armas, às drogas, ao excesso de sexualidade", diz Arnaldo Melo no ‘Cultura em Pauta
Deputado Arnaldo Melo durante a conversa com Emanuel de Jesus, Cynthia Vieira e Rodrigo Guará no ‘Cultura em Pauta’

Para esmiuçar todos os detalhes em torno do Projeto de Lei n° 66/2023, de autoria do deputado Arnaldo Melo (PP), que prevê a proibição da execução, em escolas, de músicas com letras que façam apologia ao crime, às drogas ou expressem conteúdos sexuais, o programa ‘Cultura em Pauta’ exibiu entrevista com o parlamentar, na noite desta quinta-feira (23), na TV Assembleia. Na conversa com o apresentador Emanuel de Jesus, Arnaldo Melo ressaltou que a intenção não é proibir o funk, o rap ou outro ritmo.

“Nada disso. São ritmos maravilhosos. O que se quer proibir é aquela apologia às armas, à violência, às drogas, ao excesso de sexualidade. Essa é a nossa proposta”, assinalou o parlamentar.

Arnaldo Melo afirmou que esses são conteúdos desaconselhados para crianças e que, atualmente, não há um disciplinamento quanto ao repertório musical que deve ser executado em festividades escolares. A proposição objetiva contribuir com a definição desses parâmetros.

“O Projeto de Lei já está tramitando nas comissões da Casa”, declarou o deputado, afirmando que acredita na aprovação da matéria em plenário e na posterior sanção do governador.

A conversa teve participação da  diretora pedagógica da Creche-Escola Sementinha e coordenadora do projeto Sol Nascente, Cynthia Vieira; e do presidente da Associação de Pais e Alunos de Instituições de Ensino do Estado do Maranhão, Rodrigo Guará. "Os pais olham com alegria esse Projeto de Lei, porque vem ao encontro do desejo de proteger as crianças”, destacou Guará.

“Música faz parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é importante para o desenvolvimento integral da criança. Nosso papel, enquanto escola, professor, família, é oferecer o que de melhor a música pode proporcionar para esse desenvolvimento integral”, observou Cynthia Vieira, abordando aspectos da chamada intencionalidade pedagógica.

Mais bate-papo

O 'Cultura em Pauta' também exibiu o quadro 'Arte na Contemporaneidade', que abordou o projeto Ilha em Edição, que promoverá 10 cursos na área do audiovisual a 120 jovens de grupos de bumba meu boi das comunidades do Maracanã e Liberdade. “Essa profissionalização só vai trazer benefícios”, garantiu Nadir Cruz, do Boi da Floresta, de seu Apolônio Melônio, uma das quatro manifestações beneficiadas.

Para finalizar, o quadro 'Som do Povo' trouxe bate-papo com os cantores e compositores maranhenses Gabriela Marques e James Pierre. O duo comentou a apresentação que realizou no Teatro Arthur Azevedo, falou dos planos futuros e soltou a voz em parcerias próprias.

Com produção de Emanuel de Jesus, o programa quinzenal ‘Cultura em Pauta’ vai ao ar às quintas-feiras, às 21h, pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA