30/03/2023 15h06

Comissão de Assuntos Econômicos ouvirá Imesc, Caged e IBGE para nortear ações de desenvolvimento do estado

A escuta visa tomar conhecimento a respeito das estatísticas e estudos que cada órgão possui sobre a economia do Maranhão

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Dney Justino
Comissão de Assuntos Econômicos ouvirá Imesc, Caged e IBGE para nortear ações de desenvolvimento do estado
Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão

Em reunião realizada nessa quinta-feira (30), a Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão anunciou que vai ouvir, nos próximos dias, representantes do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para tomar conhecimento a respeito das estatísticas e estudos que cada órgão possui sobre a economia do Maranhão.

O presidente da Comissão, deputado Francisco Nagib (PSB), disse que o primeiro órgão convidado será o Imesc, no dia 13 de abril. A autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), foi criada pelo Estado para auxiliar a área de planejamento por meio da realização de estudos e pesquisas, acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos, além de manter o sistema de informação e cartografia.

“Definimos um cronograma de atividades com as presenças de representantes destes órgãos, a fim de debatermos ações que possam gerar emprego e renda, de forma que o Estado possa se desenvolver ainda mais. Somos um Estado rico, com muitas riquezas naturais. Vamos ouvi-los para sabermos a vocação econômica de cada região, visando à criação de novos negócios, à desburocratização dos setores e à geração de emprego”, disse Nagib.

Dney Justino
Florêncio Neto, Fernando Braide, Francisco Nagib, Júlio Mendonça e Cláudia Coutinho integram a Comissão de Assuntos Econômicos da Alema
Florêncio Neto, Fernando Braide, Francisco Nagib, Júlio Mendonça e Cláudia Coutinho integram a Comissão de Assuntos Econômicos da Alema

Modelo

Além do presidente da Comissão, participaram da reunião os deputados Fernando Braide (PSD), Júlio Mendonça (PCdoB), Cláudia Coutinho (PDT) e Florêncio Neto (PSB).

Júlio Mendonça fez uma avaliação positiva do encontro. “As comissões desempenham um papel muito importante nesse processo. A de Assuntos Econômicos trata de temas extremamente relevantes, como agricultura familiar, que tem uma transversalidade muito grande. O debate desses assuntos importantes mostra qual modelo de desenvolvimento econômico queremos para o Estado”, explicou.

Os deputados Fernando Braide, Florêncio Neto e Cláudia Coutinho fizeram avaliações no mesmo sentido, destacando a necessidade de convidarem para as próximas reuniões organismos que possam debater as cadeias produtivas e repassarem informações acerca de outras estatísticas sobre a economia maranhense.

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA