30/03/2023 15h20

Solange Almeida comemora aprovação de PL instituindo programa de tratamento da endometriose

Trata-se do PL 47/2023, que institui as diretrizes do programa estadual de tratamento da endometriose e doenças relacionadas

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Solange Almeida comemora aprovação de PL instituindo programa de tratamento da endometriose
Solange Almeida falou sobre PL que institui as diretrizes do programa estadual de tratamento da endometriose e doenças relacionadas

A deputada Solange Almeida (PL) ocupou a tribuna, na sessão plenária desta quinta-feira (30), para comemorar a aprovação do primeiro projeto de lei de sua autoria na Assembleia Legislativa do Maranhão. Trata-se do PL 47/2023, que institui as diretrizes do programa estadual de tratamento da endometriose e doenças relacionadas para assegurar e promover direitos, proteção e cuidado às mulheres acometidas por essas enfermidades.

Solange Almeida explicou que o Programa Estadual de Tratamento da Endometriose e Doenças Relacionadas deverá propor treinamento e atualização dos profissionais da área da saúde quanto ao Protocolo Clínico e às Diretrizes Terapêuticas (PDCT) da Endometriose e das boas práticas na relação profissional-paciente.

“Este projeto se justifica pela importância de se cuidar da saúde das mulheres brasileiras, em especial da saúde reprodutora. São doenças caracterizadas pela presença, fora do útero, de tecido semelhante ao endométrio, outras com tecidos dentro do útero como a adenomiose, causando reações crônicas e inflamatórias e sendo associadas a dores intensas e subfertilidade. Afetam uma porcentagem da população feminina em idade reprodutiva, ou seja, entre 20 e 40 anos”, explicou a deputada.

Chuvas

Em seu pronunciamento, Solange Almeida também chamou atenção para a situação de emergência em vários municípios, causada pelas fortes chuvas, que deixaram famílias em situações vulneráveis na região do Vale do Pindaré, especialmente em Pindaré Mirim e Santa Inês.

Assassinato

A deputada utilizou seu discurso, ainda, para se solidarizar com a família de um jovem de 22 anos brutalmente assassinado na frente da mãe, no dia 22 de março, na cidade de Santa Inês

“Quero me solidarizar com a família e os amigos do jovem Robert de Souza, que teve sua vida ceifada e seus sonhos interrompidos”, finalizou a deputada.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA