31/03/2023 15h37

Projeto de Andreia Rezende prevê criação do programa ‘Órfãos do Feminicídio’

A iniciativa viabiliza amparo de crianças e adolescentes que perderam a mãe em decorrência desse tipo de crime

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Projeto de Andreia Rezende prevê criação do programa ‘Órfãos do Feminicídio’
Andreia Rezende é autora de projeto que estabelece as diretrizes para a instituição do programa ‘Órfãos do Feminicídio’ no Maranhão

A deputada Andreia Rezende (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 131/2023, que estabelece as diretrizes para a instituição do programa ‘Órfãos do Feminicídio’ no Maranhão. A iniciativa viabiliza o amparo de crianças e adolescentes que perderam a mãe em decorrência desse tipo de crime. 

De acordo com a matéria, mais de 2,3 mil brasileiros ficaram órfãos em 2021, em decorrência de crimes de feminicídio. Além disso, especialistas afirmam que os dados reforçam a necessidade de políticas públicas de acompanhamento a esses órfãos.

O programa incentivará a atenção e proteção multissetorial de órfãos do feminicídio e seus responsáveis legais de modo a integrar os serviços da rede de proteção às mulheres em situação de violência, bem como a garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Entre outras diretrizes, o texto determina que o programa deverá operar a partir da integração dos órgãos de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de orfandade com o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus serviços especializados no tratamento psicológico, incluindo as assistências sociais.

A proposta prevê, também, que a criança ou adolescente tenha atendimento prioritário nos serviços públicos.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA