24/05/2023 09h33

Deputada Janaina Ramos realiza I Seminário Maio Laranja no Maranhão

Evento teve objetivo de discutir e fortalecer as políticas públicas de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o Maranhão

Assecom/Dep. Janaina Ramos

Deputada Janaina Ramos realiza I Seminário Maio Laranja no Maranhão
Janaina Ramos fez convocação para engajamento contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes

Com tema “O Maranhão no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”, a deputada Janaina Ramos (Republicanos) realizou, nesta terça-feira (23), o I Seminário Maio Laranja, em São Luís. A iniciativa, que contou com apoio da Assembleia Legislativa e do Governo do Maranhão, reuniu profissionais da área, autoridades e a comunidade acadêmica, objetivando promover a conscientização e o estímulo às ações efetivas para combater esse grave problema.

“Na última semana, foram divulgados na imprensa três casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, aqui em nosso estado. Crimes como estes, infelizmente, acontecem todos os dias e nós precisamos urgentemente combater, prevenir e conscientizar as pessoas, assim como punir, com o rigor da lei, os criminosos. É preciso mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de nossas crianças e adolescentes”; alertou a deputada, durante abertura do evento.

Janaina Ramos reforçou ainda que, recentemente, apresentou projeto de lei instituindo a campanha Maio Laranja no calendário oficial de eventos do estado do Maranhão.

Os palestrantes foram os psicólogos e peritos Richardson Gomes Lima da Silva e Alexsandro Augusto Carvalho de Oliveira e a assistente social e perita Linnete Nascimento Pinto. Eles destacaram a importância da atuação do Estado e das entidades que atuam na proteção deste público.

Divulgação
Janaina Ramos em registro com autoridades que participaram do I Seminário Maio Laranja

“A punição das pessoas que cometem esse tipo de crime contra crianças e adolescentes deve ser um objetivo que o Estado deve buscar o tempo todo, além da promoção de mecanismos para dar assistência às famílias que se encontram nessa situação e impedir que haja reincidência desses crimes”, afirmou Alexsandro Augusto Carvalho.

O Seminário contou com a presença de representantes de diversas cidades do Maranhão,  caso do suplente de deputado federal Henrique Júnior, que é da cidade de Timon. “Este seminário é um momento muito importante para o nosso estado. Aqui estamos mostrando para a sociedade que iremos, sim, juntos, combater a violência sexual contra as crianças e adolescentes. Além disso, os números de casos e outras informações foram divulgadas como forma de alerta para a população. Campanhas de conscientização como esta colaboram também com o fortalecimento da rede de proteção a este público”, disse ele.

Representantes dos municípios de Imperatriz, São Luís, Timon, Ribamar Fiquene, entre outros, participaram da programação. Também presentes os deputados Rildo Amaral (PP), Dra. Vivianne (PDT), Wellington do Curso (PSC) e Ricardo Arruda (MDB) e o vereador de São Luís, Ribeiro Neto (Mais Brasil).

Divulgação
Janaina Ramos com os colegas deputados Rildo Amaral, Dra. Vivianne, Wellington do Curso e Ricardo Arruda

Mais

O Maio Laranja é um mês dedicado à conscientização sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil. O mês foi escolhido porque o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio, em referência ao caso da menina Araceli Crespo, que foi estuprada e assassinada aos oito anos, em 1973, no estado do Espírito Santo.

Deputada Janaina Ramos atenta à palestra, ao lado do vereador Ribeiro Neto

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA