25/05/2023 12h37

Wellington apresenta reivindicações da comunidade Mandacaru, em Barreirinhas

Deputado destacou solicitações feitas em reunião que teve no povoado, com moradores e representantes do turismo de base comunitária

Agência Assembleia

Biaman Prado
Wellington apresenta reivindicações da comunidade Mandacaru, em Barreirinhas
Deputado Wellington do Curso tratou sobre série de reivindicações feitas pela comunidade Mandacaru

O deputado Wellington do Curso (PSC) subiu à tribuna, nesta quinta-feira (25), para falar sobre reunião que teve no povoado Mandacaru, em Barreirinhas, com a comunidade e representantes do turismo de base comunitária no município.

Durante a reunião, a comunidade apresentou uma série de reivindicações que o deputado encaminhará à Prefeitura municipal e ao Governo do Estado, por meio de requerimento. Entre os problemas apontados pelos moradores, estão a falta de um portal na entrada da comunidade, falta de iluminação pública em vários pontos, falta de banheiros públicos na orla e outras demandas para melhor receber os turistas.

“Seja o turista comunitário, seja o turista de massa, precisamos dar o mínimo de qualidade para recepcionar a população e visitantes. Além disso, também, incrementar e incentivar ainda mais o turismo de base comunitária”, observou o deputado.

O parlamentar também falou sobre o Decreto nº 165/2023, da Prefeitura de Barreirinhas, que permitiu que veículos do tipo UTVs possam circular nas trilhas dos pequenos Lençóis Maranhenses e em trilha dentro do povoado Mandacaru, sem que a comunidade fosse consultada sobre essa decisão.

Wellington do Curso afirmou que vai encaminhar uma indicação à Prefeitura solicitando que sejam feitas as correções necessárias no decreto, respeitando a Lei Estadual nº 11.647 que trata sobre a prática e a atividade off road, carros 4x4, quadriciclo e UTVs.

“O prefeito fez um decreto, incluiu os Pequenos Lençóis Maranhenses sem discutir com o Governo do Estado; incluiu o povoado Mandacaru sem discutir com a comunidade. Nós não somos contra o uso dos UTVs, mas precisa ter a regulamentação dos locais definidos. Mandacaru não era trilha habitualmente utilizada e, agora, o prefeito quer colocar o Mandacaru como trilha de UTV”, ressaltou.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA