07/06/2023 22h02

Rodrigo Lago prestigia entrega de obras e serviços para o Sistema de Segurança Pública do Maranhão

Parlamentar destacou a importância da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado para a segurança do maranhense

Agência Assembleia
Rodrigo Lago com o governador Carlos Brandão e o ministro Flávio Dino durante entrevista coletiva

O vice presidente da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Lago (PCdoB), representando a presidente Iracema Vale (PSB), prestigiou a solenidade de entrega de obras e serviços em fortalecimento da segurança pública do Maranhão, ocorrida na tarde desta quarta-feira (7), no Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim). Os deputados Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Francisco Nagib (PSB) e Zé Inácio (PT) também prestigiaram o ato solene.

Na oportunidade, o ministro Flávio Dino (PSB) entregou ao governador Carlos Brandão (PSB) o Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB) e três viaturas, que serão destinadas à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, além das obras de reforma e adequação das dependências do Icrim.

Rodrigo Lago ressaltou a importância da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado para o fortalecimento do Sistema de Segurança Pública do Estado.

“Mais uma grande parceria do Governo do Estado com o Governo Federal. Mais uma vez o governador Carlos Brandão recebe o ministro Flávio Dino que vem entregar benefícios para o povo maranhense. Com a ajuda do presidente Lula, estamos equipando mais ainda as nossas polícias para garantir mais segurança para o povo do Maranhão”, afirmou.

Agência Assembleia
Viaturas e obras nas dependências do ICRIM foram entregues pela União ao governo do Estado

O ministro Flávio Dino disse que é sempre uma alegria estar no Maranhão, na companhia do governador e toda sua equipe para entregar mais benefícios. “Em nome do presidente Lula, viemos intensificar as parcerias já existentes em todas as áreas. Hoje, entregamos um equipamento, cujo valor de mercado é da ordem de R$ 5 milhões, e mais três viaturas. Este equipamento permitirá que o Maranhão se integre à rede nacional de perfis balísticos, o que garantirá mais qualidade nas investigações criminais”, salientou.

O governador Carlos Brandão agradeceu ao presidente Lula e ao ministro Flávio Dino. “Somos muito gratos ao presidente Lula e ao ministro Flávio Dino pelos benefícios que entregam ao nosso povo. Com esses novos equipamentos, vamos agilizar as investigações, fortalecer e melhorar a nossa segurança. Nosso agradecimento especial ao presidente Lula que tem dado uma atenção toda especial ao Estado do Maranhão”.

Presentes, também, o secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), desembargador Paulo Velten; o procurador-geral de Justiça do Maranhão, Jorge Nicolau; o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade; a diretora do Icrim, Erica Brito; a perita geral do Estado, Anne Kelly Veiga; a senadora Ana Paula (PSB) e a deputada federal Amanda Gentil (PP).

SINAB

O SINAB é um projeto do Governo Federal que conta com a implementação do Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB) para cadastrar e armazenar informações sobre armas de fogo utilizadas em crimes. O objetivo é melhorar as investigações criminais ao identificar ligações entre armas e munições.

O projeto utiliza um sistema de análise balística distribuído em diferentes estados para aumentar a eficácia dos exames comparativos. Atualmente, 17 estados, incluindo o Maranhão, estão integrados ao sistema, resultado em mais de 160 armas identificadas em conexão com crimes.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA