Duarte Júnior e Ana do Gás participam do “Papo de Mulher na Política”

icone-whatsapp
Ribamar Santana - Agência Assembleia
22/02/2019 19h23 - Atualizado em 22/02/2019 20h17

Duarte Júnior e Ana do Gás participam do “Papo de Mulher na Política”

A deputada Ana do Gás (PCdoB) e o deputado Duarte Júnior (PCdoB) marcaram presença, na tarde desta sexta-feira (22), no encontro “Papo de Mulher na Política”, realizado no auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação. O evento foi promovido pela Secretaria das Mulheres do Partido Popular Socialista (PPS) em parceria com o gabinete da senadora Eliziane Gama (PPS), que não pôde comparecer. Participaram grupos organizados de diversos municípios e segmentos sociais.

Segundo a secretária das Mulheres do PPS, Sandra Silva, o objetivo do encontro foi incentivar as candidaturas femininas e orientar sobre os passos que devem ser dados visando a candidaturas e campanhas planejadas e organizadas. “As mulheres precisam se organizar e participar cada vez mais da política. Somos a maioria da população e do eleitorado e precisamos fazer valer nossa força nos espaços de poder”, ressaltou.

A ex-deputada estadual e procuradora de Justiça aposentada Helena Barros Heluy ministrou palestra e fez uma retrospectiva histórica da luta das mulheres brasileiras por ocupação de espaços de poder. “Precisamos construir um espaço de poder diferente. Construir uma sociedade nova em parceria com os homens. Essa é uma questão de cidadania, de consciência de igualdade. Precisamos cumprir a norma constitucional que diz que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”, defendeu.

Em relação à política, Helena Heluy disse que a sociedade e a legislação têm sido perversas com a participação das mulheres. “É preciso que as mulheres se conscientizem de que a ampliação do nosso espaço de poder na sociedade só depende de nossa organização, união e determinação”, advertiu.

Apoio

A deputada Ana do Gás, que assumirá a Secretaria de Estado da Mulher na próxima segunda-feira (22), pediu o apoio de todos os movimentos organizados de mulheres para o trabalho que executará à frente da pasta. “Agradeço ao governador Flávio Dino (PCdoB) por essa missão a mim confiada, que é a de poder executar uma política pública em defesa dos direitos das mulheres. Quero cumpri-la com muito amor, responsabilidade e de mãos dadas com as mulheres maranhenses. Que possamos nos unir e que ninguém solte as nossas mãos. Que possamos nos empoderar cada vez mais. Contem comigo e estarei à disposição”.

O deputado Duarte Júnior parabenizou a senadora Eliziane Gama pela iniciativa e a deputada Ana do Gás por aceitar mais um desafio de dirigir a Secretaria de Estado da Mulher. “É de fundamental importância debater a participação da mulher na política e a luta das mulheres pela garantia de seus direitos. A mulher precisa ocupar mais espaços de poder na sociedade e a Assembleia dá o exemplo, quando tem uma Mesa Diretora formada, em sua maioria, por mulheres”, destacou.

Debate

Para Víviam Bauer, presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA, as mulheres ainda estão sub representadas na sociedade. “Nós precisamos ampliar a consciência dos nossos direitos para ocupar mais espaço na sociedade e, também, na política. Não queremos participar para cumprir quota ou ser laranja, mas para ter igualdade de direitos”, defendeu.

A vereadora Valberlene Vale (PROS), do município de Arame (MA), parabenizou a iniciativa e propôs que seja replicada em todos os municípios do estado. “Em minha cidade, temos 13 vereadores na Câmara, mas somente duas mulheres. Precisamos aumentar nossa participação na política e isso só será possível com a consciência de que é um direito que nos assiste”, observou.

Para a vereadora Patrícia Lucena (PRB), do município de São Domingos (MA), presidente do Fórum de Mulheres Vereadoras do Maranhão, as mulheres precisam de uma união cada vez maior para conquistar mais espaço na política. “Nossos partidos precisam reconhecer o nosso valor e respeitar nossos direitos. Precisamos nos dar as mãos e encorajar mais mulheres a participar das lutas”, assinalou.

 

 

 

 



MAIS NOTÍCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA