Zito Rolim fala sobre as prioridades de sua atuação parlamentar no Portal da Assembleia

Ribamar Santana /Agência Assembleia
18/03/2019 18h26 - Atualizado em 18/03/2019 18h41

O deputado Zito Rolim (PDT), ex-prefeito de Codó (MA), foi o entrevistado do programa “Portal da Assembleia”, desta segunda-feira (18), no quadro “Sala de Entrevista”, apresentado pelo jornalista Juraci Filho, da TV Assembleia. Ele falou sobre sua trajetória política e de que forma pretende desempenhar seu mandato.

O deputado disse, inicialmente, que seu propósito é o de contribuir com o Governo do Estado e de buscar melhorias, particularmente, para o município de Codó e a região dos Cocais, e também para toda a população maranhense. “Vamos focar nossa atuação, principalmente, nas áreas de educação, saúde e infraestrutura que são as que apresentam as maiores demandas por parte da sociedade e que mais sofreram corte de recursos por parte do Governo Federal. Nossa intenção é ser uma voz para fazer essa ligação entre estado e municípios”, esclareceu.

Foco nas áreas de educação, saúde e infraestrutura

Zito Rolim revelou que vai apresentar proposições (indicações e requerimentos), solicitando benefícios nas áreas de infraestrutura e saúde como, por exemplo, melhorias e construção de estradas e aquisição e reposição de ambulâncias.

De acordo com o deputado, na área da produção, tem que se dar continuidade ao trabalho de apoio e incentivo à agricultura familiar, fazendo-a produzir mais e se inserir no mercado. “Iniciamos esse trabalho, que está sendo continuado pelo prefeito Francisco Nagib (PDT), e que conta com o apoio da secretaria de Agricultura Familiar do Governo do Estado, e tem evoluído bastante”, complementou.

Em relação à área da educação, Zito Rolim disse que o Governo do Estado tem dado uma boa assistência ao município de Codó. “O Governo do Estado está com a construção em andamento de três escolas e tem pago em dia bons salários para os profissionais da educação. Isso tem beneficiado toda a rede de ensino e contribuído com a melhoria de nossa educação”, frisou.

Experiência do Executivo

O deputado afirmou que sua experiência como prefeito de Codó lhe deu um amplo conhecimento da realidade, o que vai lhe permitir reivindicar aquilo que é necessário e possível para os municípios. “Esse é o nosso propósito como deputado, contribuir de forma efetiva em todas as áreas que impulsionam o desenvolvimento do Estado do Maranhão. Vamos procurar dar respostas aos anseios da população maranhense”, ressaltou.

Reforma da Previdência

Para Zito Rolim, o homem do campo está sendo penalizado com a proposta de Reforma da Previdência encaminhada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional. “É preciso tratar de forma diferente o agricultor (homem do campo) e o trabalhador urbano. Esperamos que, no debate, essas injustiças sejam reparadas e todos possam ter seus direitos respeitados”, assinalou.