"É possível se fazer uma política séria, honesta e transparente", afirma Carlos Guterres

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
24/05/2019 17h01 - Atualizado em 24/05/2019 17h15

"É possível se fazer uma política séria, honesta e transparente", afirma Carlos Guterres

O presidente da Associação dos Ex-Deputados Estaduais do Maranhão (AEDEM), Carlos Guterres Moreira, concedeu entrevista, nesta sexta-feira (24), ao programa “Portal da Assembleia”, no quadro “Sala de Entrevista”, da TV Assembleia. Ele falou sobre o objetivo dessa entidade, suas ações e de sua reeleição para continuar a presidi-la.

Segundo Carlos Guterres, a motivação para a criação da AEDEM foi o sentimento de partilhar experiências, apesar de poucas pessoas valorizarem isto. “À época em que fui deputado, as coisas eram diferentes, principalmente em relação à política. Hoje, a política transformou-se em politicalha. É possível se fazer uma política séria, honesta e transparente. Mas, para tanto, é preciso ter diálogo. Hoje, está faltando diálogo na política brasileira”, salientou.

O presidente da AEDEM disse que não basta só prender os políticos que roubaram o dinheiro do povo. É preciso que haja o ressarcimento ao erário dos recursos desviados e que eles sejam destinados para compensar o que foi tirado do povo brasileiro. “Esses políticos mataram jovens, crianças, por falta de remédios, acabaram com o ensino, que hoje enfrenta a falta de dinheiro nas universidades. Esse dinheiro roubado do povo tem que ser aplicado para a finalidade orçamentária prevista”, defendeu.

Criminalização da política

Para Carlos Guterres, política e cidadania são faces da mesma moeda, caminham juntas e uma influencia a outra, e a política está criminalizada. “Hoje, falta respeito aos valores porque não se dialoga. Ninguém quer conversar. Existe os interesses escusos. Existem os bons políticos. Não podemos generalizar. Mas estão criminalizando a política. Querem nivelar por baixo. A política, que é a arte do bem comum, é vital para a sociedade. Sinto-me incomodado com a criminalização que estão fazendo da política”, complementou.

“É preciso que a sociedade saiba separar o joio do trigo. Há muitos bons senadores, deputados e vereadores. Os maus políticos precisam ser banidos da vida pública, porque só defendem interesses escusos, ou seja, os seus interesses. Assim como temos o direito de ir e vir, também temos que ter o direito de falar e escutar. A política é a arte do diálogo”, afirmou Carlos Guterres.

O presidente da AEDEM esclareceu que a entidade tem cuidado para não interferir na atuação dos atuais deputados e se colocar sempre à disposição para ouvi-los e trocar experiências. “Colocamo-nos à disposição, inclusive por intermédio de nosso site www.aedem.org.br. Contamos com uma equipe fantástica de apoio e de assessoria”, pontuou.

Criação da AEDEM

Carlos Guterres contou que a ideia de criar a AEDEM surgiu quando ele era o líder da oposição e o ex-deputado Dorian Menezes era o líder do governo, durante um cafezinho, no bairro Renascença, onde costumavam se encontrar. “Conversamos com os ex-deputados Celso Coutinho, Benedito Terceiro, Mário Carneiro, Bete Lago (in memoriam) e Sebastião Murad. Ali tomamos a decisão de criar a AEDEM. Fui eleito seu primeiro presidente, depois vieram Dorian Menezes e Nan Souza”.

Reeleição de Carlos Guterres

De acordo com Carlos Guterres, no dia 15 de maio, ele foi reeleito, por aclamação, para conduzir a AEDEM pela quarta vez e a posse da nova Diretoria para o biênio 2019/2021 aconteceu na quarta-feira (22), na sede da entidade, localizada ao lado do Gedema, na ala Mauro Bezerra da Assembleia, com a presença do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB).

 A nova diretoria da AEDEM ficou assim constituída:

Presidente – Carlos Guterres Moreira

Vice-Presidente – Dorian Riker Teles de Menezes

1º Secretário – Maria da Graça Nunes Melo

2º Secretário – Rubens Pereira Silva

1º Tesoureiro – Eleoterio Nan Souza

2º Tesoureiro – Remi Ribeiro de Oliveira

Membros do Conselho Fiscal:

Efetivos – Celso da Conceição Coutinho, Benedito Ferreira Pires Terceiro e Sebastião Murad.

Suplentes: Eduardo Costa Matias da Paz, José Gentil Rosa e Pedro Vasconcelos de Souza.

Continuidade do trabalho

Ao final da entrevista, o presidente da AEDEM disse que dará continuidade ao trabalho com foco no binômio política e cidadania e destacou a parceria que desenvolve com a Marinha Brasileira, por intermédio da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), de âmbito nacional, da qual ele faz parte.

 “Somos muito gratos ao ex-deputado João Evangelista, que foi quem nos garantiu a sede da AEDEM, a qual demos o seu nome. Também instituímos a medalha João Evangelista. Sinto saudade do parlamento. Aprendi muito. Hoje, vejo com alegria a renovação do parlamento maranhense e o surgimento de novas lideranças. Torço muito pela Assembleia do Maranhão. Somos também muito gratos ao presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, pelo apoio”.

 

 

 

 

 



MAIS NOTÍCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA