Rildo Amaral defende a criação do Maranhão do Sul em entrevista ao programa Portal da Assembleia

Ribamar Santana / Agência Assembleia
02/09/2019 16h26 - Atualizado em 02/09/2019 16h38

O deputado Rildo Amaral (Solidariedade) concedeu entrevista, na manhã desta segunda-feira (02), ao programa Portal da Assembleia, da TV Assembleia, no quadro Sala de Entrevista, apresentado pelo jornalista Juracy Filho. Ele, que é da Região Tocantina, falou sobre sua atuação parlamentar, destacando os projetos de lei de sua autoria de maior importância e sobre a proposta de criação do Estado do Maranhão do Sul.

Segundo o deputado, a cidade de Imperatriz é, atualmente, um grande centro de comércio e de prestação de serviços que atrai, diariamente, em torno de 100 mil pessoas para fazer comprar e procurar serviços médicos. “Imperatriz é um polo de tudo, além de um centro de alta complexidade para 42 municípios maranhenses. Ela está cada vez maior, mais atrativa e virou, graças aos investimentos privados, um centro acadêmico”, acrescentou.

Rildo Amaral lembrou das lutas quando era acadêmico da Uema, em 1996, para a implantação da UEMASUL na região. “Protestávamos, à época, querendo a implantação da UEMASUL na Região Tocantina, que, hoje, depois de 21 anos, é uma realidade. Já anunciaram, inclusive, o vestibular para Medicina na UEMASUL, em Imperatriz”, frisou.

Favorável à criação do Maranhão do Sul

“É altamente necessário para os dois lados do estado a criação do Estado do Maranhão do Sul. Nós temos culturas diferentes, populações diferentes e modos diferentes. Do vocabulário à comida, a gente tem diferenças que extrapolam os limites fronteiriços. Precisamos, urgentemente, criar o Estado do Maranhão do Sul. O Estado do Maranhão tem uma área territorial imensa, maior que muitos países da Europa. A gente paga por isso!”, defendeu.

Segurança nas escolas

Indagado sobre o projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a segurança nas escolas, Rildo Amaral disse que, talvez, esse seja o grande desafio da educação brasileira: a aproximação dos pais das escolas. “Sou professor de escola pública municipal, em Imperatriz, e pela convivência que tenho, vejo a dificuldade de muitos colegas de desempenharem sua função com segurança. Por isso, apresentei esse projeto de lei, que visa garantir a segurança no ambiente escolar”, esclareceu.

Apoio ao time do Imperatriz

Rildo Amaral afirmou que a cidade de Imperatriz está se vestindo de branco e vermelho, entusiasmada com a participação do time do Imperatriz na série C do campeonato brasileiro. “Estamos vivendo um momento de euforia. O Cavalo de Aço precisa ganhar do Juventude. Abraço essa causa e parabenizo o trabalho que vem realizando o presidente do Imperatriz, o Adauto. O Cavalo de Aço, hoje, representa muito à cidade de Imperatriz. Avante cavalo, avante Imperatriz e avante Maranhão rumo à série B do Brasileirão”, ressaltou.