Rafael Leitoa parabeniza trabalho da Funac na ressocialização de jovens maranhenses

Assecom / Dep. Rafael Leitoa
01/10/2019 15h51 - Atualizado em 01/10/2019 16h58

O Seminário Regional de Socioeducação realizado em Timon, com tema “Fortalecendo a Intersetorialidade na Socioeducação na Região dos Cocais e Médio Parnaíba, foi destacado no pronunciamento do deputado Rafael Leitoa, nesta terça (1º), na Assembleia Legislativa. O evento foi promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), das secretaria estaduis de Desenvolvimento Social (Sedes) e Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Prefeitura de Timon, Ministério Público e Defensoria Pública.

Rafael Leitoa apresentou os resultados das políticas de ressocialização de jovens em conflito com a lei, realizadas pela Funac e destacou o timonense que participará da Olímpiada Brasileira de Matemática.  Segundo Rafael Leitoa, a ação de diversos setores, imbuídos na  socioeducação, é fundamental para estimular estes jovens, tornando o Maranhão um referencial na reinserção de homens e mulheres na sociedade. “Uma política importante, que é cuidar das pessoas, principalmente nos dias de hoje, nos quais a cultura do ódio é cada vez mais evidenciada. Vemos que investir na socioeducação e em políticas de proteção à criança e ao adolescente dá resultado”, destacou.

Ao finalizar, Rafael Leitoa parabenizou o excelente trabalho da presidente da Funac,  Sorimar Sabóia, que substitui Elisângela Cardoso, falecida há pouco tempo. “Destaco também o trabalho que a companheira Elisângela fez durante o período que esteve à frente da Funac. Elisângela, que, Infelizmente, não está mais entre nós, mas o seu trabalho deixou um legado para o Maranhão. Fico muito feliz com este pronunciamento, porque, além de mostrar resultado, temos esperança de que todo o ser humano seja passivo de recuperação. Basta ter oportunidade e política pública séria, como a realizada pelo Governo do Estado, Funac e demais secretarias. E, com certeza, essa política não está mudando apenas a vida desses adolescentes e de suas famílias, mas afeta a sociedade como um todo, porque todos nós ganhamos. É um jovem recuperado que, com certeza, não será um adulto cometendo crimes contra a sociedade.”, finalizou.