Zé Inácio cobra reabertura de agências do BB em Santa Helena e outros municípios

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Zé Inácio
09/10/2019 15h57 - Atualizado em 09/10/2019 17h15

Zé Inácio cobra reabertura de agências do BB em Santa Helena e outros municípios
Deputado Zé Inácio | Agência Assembleia

O deputado Zé Inácio (PT) usou a tribuna da Assembleia, na última terça-feira (9), para cobrar do Banco do Brasil a reabertura de agências nas cidades de Santa Helena e Itinga.

Após assalto ocorrido dia 4 de setembro deste ano, a agência de Santa Helena precisou ser fechada, o que tem ocasionado transtornos a aposentados, funcionários públicos e clientes em geral, que precisam se deslocar por mais de 40km até a cidade de Pinheiro para utilizar os serviços da instituição bancária.

Em agosto, a agência de Santa Luzia também foi alvo de ação criminosa e, desde então, segue com os serviços limitados. Já em Itinga do Maranhão, o funcionamento da agência do BB está suspenso desde 2017.

“Nós temos vivenciado situações em que os municípios ficam sem agências bancárias ou fechadas por mais de meses ou anos. É o caso da agência do Banco do Brasil do município de Itinga. Em Santa Helena, a população não está tendo oportunidade de realizar transações comerciais, depósitos, saques, e o mais grave, os comerciantes têm de se deslocar até Pinheiro, percorrendo um deslocamento de mais de 40 quilômetros para honrar seus compromissos. Aqueles que não se dirigem a Pinheiro, por medo de assalto no decorrer do trajeto, estão guardando suas economias em casa”, disse.

O parlamentar pediu o apoio dos colegas para que possam se unir e cobrar das instituições financeiras, em especial do Banco do Brasil, a retomada das atividades de forma regular, garantindo a dinâmica da economia dos municípios.

“Eu acho que é um desrespeito aos aposentados, aos funcionários públicos, à população de um modo geral, ao pequeno e médio produtor, aos comerciantes, aos empresários dessas cidades, como de Santa Helena, pois os bancos não têm o mínimo de respeito e não agem rapidamente para que as agências voltem a funcionar.” disse.

O parlamentar também destacou o fato dos bancos usarem o problema da segurança pública para implementar políticas de contenção de gastos. “Nós presenciamos isso muito claramente em 2017 e 2018 e, atualmente, com a política do Governo Federal. Eles entendem que têm que fazer um enxugamento, uma redução das agências, o que reflete em uma redução do quadro de funcionários e demissões. Dada a política implementada pelo Banco do Brasil, que se associa ao argumento da falta de segurança para fechar agências, as desculpas passam a ser os assaltos e a falta de condições de manter a agência funcionando”.

Zé Inácio propôs a criação de uma comissão composta por parlamentares para discutir esse tema com o Banco do Brasil e demais instituições financeiras que atuam no Maranhão. “Sugiro que formemos uma comissão para tratar desse tema com a Secretaria de Segurança do Estado. Sobretudo, pedir uma audiência à Superintendência das Instituições Financeiras, como do Caixa Econômica e, principalmente, do Banco do Brasil, para que nós, deputados representantes do povo, possamos discutir um meio de sanar esse problema.”, disse.

 



MAIS NOTÍCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA