Edson Araújo

Edson Cunha de Araújo PSB

Aniversário: 29/09
Profissão: Engenheiro
Fone: (98) 3269-3279 / 3269-3280/3463
E-mail: edsonaraujo@al.ma.gov.br


BIOGRAFIA


Edson Cunha de Araújo, Engenheiro de Pesca, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco-PE, deputado estadual e presidente licenciado da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão, nascido em 26 de setembro de 1952, em Recife-PE. É filho de Valdomiro Laurindo de Araújo e Maria do Carmo Cunha de Araújo, casado com Selma de Azevedo Araújo, pai de 02 filhos. Em sua trajetória profissional ocupou vários cargos importantes, aglutinando conhecimento e experiência. Foi professor de Educação e Tecnologia de Pesca do CEFET-MA; Diretor Operacional da Cooperativa de Pescadores Artesanais do Maranhão-COPAMA; Conselheiro do Conselho Estadual das Minas Energia e Meio Ambiente; Coordenador do Curso de Recursos Pesqueiros de CEFET/MA; Coordenador de Assuntos Internos da Coordenadoria de Tecnologia e Meio Ambiente; Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Maranhão; Membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável do Maranhão; Técnico em Extensão Pesqueira-ACAR/MA, Coordenador Local de Extensão Pesqueira/EMATER-MA; Gerente Estadual de Projeto de Extensão Pesqueira/EMATER-MA; Superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca/SUDEP-MA; Executor do Convênio de Fiscalização da Pesca/SUDEP/SERNAT-MA; Gerente Estadual de Projeto de Extensão Pesqueira – EMATER-MA; Presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão- FECOPEMA; Eleito Vice-presidente Nacional da Central Sindical UGT-8 de maio de 2011, entre outros cargos.

 

Trajetória Política

Político por ideologia, elegeu-se deputado estadual 1º Suplente em 2006, com 12.259 votos, pela coligação “União Democrática Independente” (PSL/PTC e PT do B), iniciando assim sua atuação parlamentar como Dep. Estadual em 2008. Em 2010, foi eleito para o Legislativo Estadual com mandato para 2011/2014, obtendo uma votação de 47.914 (Quarenta e sete mil novecentos e quatorze votos). Em 2014, foi reeleito, com a expressiva votação de 55.269 votos, tornando-se o primeiro deputado mais votado do partido nas últimas eleições pelo Partido Social Liberal (PSL), migrando em 18 de março de 2016, para o Partido Social Brasileiro – PSB, Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão. Reeleito em 2018 para a legislatura 2019/2022, com votação de 45.822 (Quarenta e cinco mil, oitocentos e vinte e dois votos.

 

Continuando sua ascendente trajetória parlamentar cumpre o seu terceiro mandato ou por que não dizer quarto, pois iniciou sua atuação como dep. Estadual suplente em 2008, assumindo com entusiasmo, compromisso, responsabilidade e abnegado trabalho, a tarefa de ser o legítimo representante do povo maranhense do setor social e produtivo, em especial do setor pesqueiro, por acreditar que investir nessa categoria de trabalhadores é o melhor caminho para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social, desse setor, o segundo mais produtivo no estado do Maranhão, tornando-se ao longo desses anos, o principal defensor e articulador parlamentar dessa categoria vinculado à história de luta dos pescadores artesanais do maranhão há mais de 30 anos, por meio da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão-FECOPEMA, órgão representativo da categoria de pescadores artesanais, consolidando essa intimidade com a atividade pesqueira, por ser esse parlamentar Engenheiro de Pesca.

 

Destaca-se no Parlamento pela luta por justiça social e por suas posições claras em defesa da vida e da família, apresentando e defendendo importantes proposições como um investimento essencial a melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento das atividades produtivas da população. Exerce sua missão parlamentar pautada na defesa de políticas públicas com desenvolvimento e inclusão social, atuando fortemente em diversas áreas, como pesca artesanal, agricultura, infraestrutura, saúde, segurança, educação, eletrificação, meio ambiente, telefonia rural e outras de interesse coletivo, para garantir os direitos constitucionais, a cidadania, a dignidade e a qualidade de vida para todos, indistintamente, integrando importantes Comissões Permanentes, como titular e Suplente, presidindo algumas delas: Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional; Obras, Serviços Públicos e Habitação; Orçamento, Finanças e Fiscalização e Controle; Constituição, Justiça e Cidadania; Educação, Cultura, Desporte, Ciência e Tecnologia; Administração Pública, Seguridade Social e Relações do Trabalho; Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional; Assuntos Econômicos; Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Ética e Cidadania; Saúde; Comissão de Segurança Pública e Comissão de Administração Pública.

 

Autor de mais de 80 projetos de Leis de interesse coletivo, desses 44 se transformaram em Leis, priorizando as Colônias de Pescadores, pois como parlamentar atuante, ligado ao setor pesqueiro o dep. Edson Araújo firmou pacto pelo fortalecimento do pescador artesanal do Maranhão e tem se esforçado, em prol da garantia dos direitos desses trabalhadores, reforçando as iniciativas, voltadas aos interesses da categoria, transformando o mandato, em trabalho marcado pelas ações políticas.

+ ARTIGOS