Zé Gentil

PRB

Aniversário: 05/02
Profissão:


BIOGRAFIA


José Gentil Rosa, mais conhecido como Zé Gentil, é empresário. Nasceu no dia 18 de maio de 1940, na cidade de Caxias (MA).  Zé Gentil já exerceu cargos públicos onde trabalhou muito pelas causas de interesse da população.

Ele já foi secretário municipal, vereador de Caxias e deputado estadual por três mandatos. Foi também um dos parlamentares que elaboraram a atual Constituição do Estado do Maranhão, promulgada em 5 de outubro de 1989.

Por ter consolidado uma trajetória de muita atitude, firmeza e experiência de vida, popularizou-se entre o povo maranhense a expressão: “o Zé Gentil não morre e nem fica pobre”, fazendo referência ao fato de ele já ter sofrido vários acidentes, inclusive um de avião e outro de trem.

Após decidir se afastar da política, com a eleição do filho Fábio Gentil (Republicanos) para a Prefeitura de Caxias, numa eleição simbólica, com características plebiscitárias, Zé decidiu que era chegado o momento de retornar à atividade que tão bem exerce, submetendo-se novamente ao crivo popular.

Anunciando que entraria na disputa eleitoral pelo cargo de deputado estadual, Zé Gentil alegrou muito aqueles que já conhecem seu estilo de trabalho, sempre empenhado e firme na defesa do Maranhão. Nas eleições de 7 de outubro de 2018, foi eleito deputado estadual pelo Republicanos Maranhão com 62.364 votos. O plenário aprovou, por unanimidade, na sessão plenária desta segunda-feira (7), o Requerimento 551/19, de autoria do deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, propondo a realização de Sessão Solene em homenagem ao Tambor de Crioula.

A importante manifestação afro-brasileira, praticada no Maranhão desde a época da escravidão, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de 2007, época em que Jackson Lago era governador do Estado. e Gilberto Gil, ministro da Cultura.

“É uma homenagem mais do que justa a esta manifestação cultural maranhense que já está em nossa história há séculos e que tem sua importância reconhecida nacionalmente, que faz nos orgulharmos das nossas origens e da nossa força cultural”, justificou o presidente Othelino Neto.

O Tambor de Crioula, que envolve dança circular, canto e percussão, tem sua origem ligada à resistência cultural dos negros e de seus descendentes. Atualmente, no Maranhão, vem sendo apropriado por grupos distintos e praticado por pessoas da classe média, estudantes, artistas e intelectuais. Só na Grande São Luís, atualmente, há cerca de 110 grupos, alguns com meio século de fundação.

+ ARTIGOS