Júlio Mendonça

Júlio Mendonça PCdoB

Aniversário: 20/02
Profissão: Médico veterinário
Fone: (98) 3269-3282 Ramal: 3216 e 3217


BIOGRAFIA


Júlio Mendonça nasceu em 2 de fevereiro de 1968, no povoado Progresso, município de Viana. Foi eleito deputado estadual pelo PCdoB, nas eleições de 2022, com 29.028 votos.

É filho do agricultor e pequeno empresário Lázaro Domingos Corrêa e da professora Josele Mendonça Corrêa. Casado com Márcia Maria e pai de três filhos.

É médico veterinário, graduado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), onde foi professor. Tem especializações em Gestão Empresarial, Gestão Pública e Saúde Pública.

Foi titular da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), na gestão do ex-governador Flávio Dino.

Teve atuação marcante na criação da Secretaria de Agricultura Familiar, que teve como objetivo dinamizar, estruturar e atender aos anseios dos trabalhadores do campo e fomentar as cadeias produtivas do Estado.

Também ajudou a desenvolver diversos programas de assistência aos trabalhadores rurais; criou o Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf) e instituiu a valorização da cadeia produtiva do Maranhão e a certificação de produtos como o mel, a mandioca, o babaçu, dentre outros. 

Na Agerp, desenvolveu a política de capacitação de centenas de produtores e produtoras rurais, através de cursos e assistência técnica com o objetivo de melhorar as atividades rurais e aumentar o valor agregado de produtos e serviços oferecidos aos pequenos agricultores.

Tem como uma de suas bandeiras o desenvolvimento da agricultura por entender que a produção agrícola familiar é um elemento fundamental para a segurança alimentar e nutricional da população. Também tem como propósito atuar em defesa da Educação, Infraestrutura, Saúde e segurança Pública.

Sua meta é trabalhar como um elo entre a comunidade e o poder público estadual, buscando fazer um mandato popular, participativo e propositivo.

+ ARTIGOS