Márcio Honaiser PDT

Aniversário: 00/00
Profissão: Engenheiro civil

Biografia

Márcio Honaiser é Engenheiro Civil, militante do PDT e ex-secretário de Agricultura do governo Flávio Dino. Casado com Geíse, pai de Maria Carolina, João Guilherme e Maria Helena, é cristão engajado nos movimentos da igreja e sempre fez política buscando o bem comum, sem priorizar interesses pessoais.

Filho de Eunice e Francisco Honaiser, pioneiros na mecanização agrícola no Maranhão, Márcio chegou em Balsas ainda criança, crescendo livre, correndo na rua, nadando no rio Balsas e estudando. Logo que chegaram, abriram a Lavronorte, empresa que há mais de 40 anos leva tecnologia e inovação para os produtores rurais.

Aos 16 anos, mudou-se para São Luís para cursar Engenharia na UEMA, onde começou sua trajetória política, no movimento estudantil, sempre ao lado de Dr. Jackson Lago. Foi dirigente municipal, estadual e nacional da Juventude Socialista do PDT, partido do qual faz parte há 30 anos, sempre na defesa de políticas voltadas para a juventude, a educação e os direitos dos trabalhadores.

Depois de percorrer o Maranhão ampliando a presença do PDT, Márcio retornou a Balsas, fez pós-graduação em Agronegócio e expandiu as empresas da família. Em 2006, motivado pela demanda da juventude de Balsas por qualificação, implantou a Unibalsas – Faculdade de Balsas, que hoje é referência em Ensino Superior no Sul do Maranhão, com milhares de graduados.

Por sua história de militância e comprometimento com as causas sociais, Márcio chegou a ser cogitado como vice de Flávio Dino, seu amigo e contemporâneo de movimento estudantil e, em 2015, foi convidado para assumir a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, para ajudar a retomar o setor produtivo do estado e ser uma ponte com o Sul do Maranhão.

Como secretário, revolucionou as políticas públicas para o setor, com programas como o Mais Produção, Agropolos, Mais Sementes e outros, dinamizando o setor que levou o Maranhão a ser o estado com maior crescimento de PIB no país em 2017. Seu papel de “embaixador” do Sul do estado foi fundamental para que, na gestão de Flávio Dino, o governo estadual fosse mais atuante e presente na região.

Márcio assumiu o mandato parlamentar com o desafio de ser deputado estadual para continuar incentivando o setor produtivo, o empreendedorismo, beneficiar o trabalhador na defesa de seus direitos, ampliar o acesso à educação de qualidade, defender o bem-estar das pessoas com deficiência e continuar contribuindo para a verdadeira mudança no Maranhão.

Banner Rádio Online - Rodapé
Banner Rádio Senado - Rodapé
Rádio Alema 300x100

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA