15/06/2022 - Tempo dos Blocos MIcal Damasceno Mical Damasceno


Aniversário: 14/01
Profissão: Administradora

Discurso - download do áudio



A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO (sem revisão da oradora) – A Deus seja a glória. Senhor Presidente, senhores deputados, imprensa livre e séria, Deus abençoe ricamente. Eu inicio aqui o meu discurso falando sobre o amor, o cuidado e o respeito que nunca envelhecem. Hoje é um dia de reflexão para nós. O dia 15 de junho é voltado ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. É um assunto específico que requer a atenção de todos nós. Para se ter uma ideia, apenas nos primeiros meses de 2021, mais de 30 mil casos de violência contra a pessoa idosa foram registrados no Disk 100. A plataforma também registrou que o número de denúncias de violência e maus-tratos contra os idosos cresceu 59% no Brasil durante a pandemia da Covid-19. A violência contra os idosos, infelizmente, ainda faz parte da realidade do nosso país. Precisamos falar sobre isso e também conscientizar nossa sociedade para que o amor, o cuidado e o respeito prevaleçam. Nesta Casa, vários colegas já apresentaram, já protocolaram projeto em favor da pessoa idosa. Também aqui sugeri a criação da Lei nº 11.506/2021 que trata de direitos e da criação de campanhas de combate aos golpes financeiros praticados contra a pessoa idosa em nosso estado. Não existe apenas a violência física e moral, há também a violência financeira. Precisamos cuidar e respeitar nossos idosos que são partes fundamentais para a construção das famílias. Temos que garantir os direitos e proporcionar com que todos vivam com dignidade até o fim. Outro ponto, Senhor Presidente, que queria tratar, Deputada Cleide Coutinho, é a comemoração dos 111 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil no dia 18 de junho. Tudo começou em Belém do Pará quando os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram. Hoje, a Assembleia de Deus é importante para a história do nosso Brasil. São milhões de membros que vivem e pregam o evangelho de Jesus Cristo no mundo inteiro. Tenho orgulho de bater aqui no peito e dizer que faço parte dessa história de fé para a glória de Deus. Aqui no Maranhão, a Assembleia de Deus já tem mais de 100 anos de história. Nesta Casa, eu propus a Lei nº 11.167/19 que inclui o centenário das Assembleia de Deus no calendário oficial do nosso estado. Também criamos a lei que considera o círculo de oração das Assembleias de Deus no Maranhão como patrimônio religioso, cultural e imaterial do nosso estado. Deixo aqui minha homenagem e meus parabéns à Igreja Assembleia de Deus por essa linda história e por esse legado de fé e esperança. Estou muito feliz porque, na verdade, hoje eu estou aqui representando o segmento evangélico e, em especial, as Assembleias de Deus do Maranhão. Agradeço a todos os nossos irmãos que nos confiaram esta oportunidade de estar aqui, nesta Casa, para defender os nossos princípios cristãos. A Deus seja a glória!

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO – Deputada Mical, V. Ex.ª já concluiu o pronunciamento? Se quiser deixar a tribuna, não tem problema. Eu quero cumprimentá-la, assim como a instituição Assembleia de Deus, pelos 111 anos de fundação no Brasil, pelo trabalho importante que faz especialmente no sentido de proteção espiritual. Quero, especialmente, dizer que a Assembleia de Deus tem uma grande representante aqui na Casa, e V. Ex.ª cumpre muito bem o seu papel defendendo as suas ideias e marca muito bem, porque, às vezes, as pessoas perguntam quando falamos a respeito de V. Ex.ª: “Othelino, como é sua relação com a Deputada Mical?”. Eu disse: “Excelente”. “Como? Se você é um homem de esquerda e ela tem posições mais à direita?”. Digo: “Porque nós respeitamos a posição do outro”. Eu sempre digo que V. Ex.ª defende com muita veemência aquilo que pensa, a sua formação. Nós não somos obrigados a concordar com tudo, mas V. Ex.ª é uma parlamentar que representa muito bem os seus segmentos religiosos. Quero lhe dizer que tenho a satisfação de ser seu colega aqui na Assembleia. Ratifico a minha homenagem à Assembleia de Deus em seu nome por ser uma deputada tão atuante.

O SENHOR DEPUTADO ZITO ROLIM (Questão de Ordem) - Deputada Mical, eu também quero parabenizá-la por trazer este assunto a esta Casa, um assunto importante por falar da Assembleia de Deus, essa congregação que muito tem contribuído não só na questão religiosa, mas também no social, na proteção às crianças e aos jovens. Eu sou conhecedor desse grande trabalho que a Assembleia de Deus faz em nosso município, no município de Codó, com relação a essa juventude, envolvendo todos para que sigam um bom caminho. Portanto, meus parabéns a V. Ex.ª e parabéns à Assembleia de Deus pelos seus 111 anos aqui no estado do Maranhão.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO (Questão de Ordem) - Deputada Mical, primeiramente, eu quero parabenizá-la pelas suas falas e pelo grande trabalho que V. Ex.ª presta nesta Casa em consonância, no entendimento, na religiosidade da igreja, principalmente da igreja evangélica. V. Ex.ª é uma deputada que atua bastante defendendo os princípios, defendendo a moralidade, defendendo as causas da família, e isso que é importante. Eu fico muito feliz também, eu não sou evangélico, mas a gente tem amizades, parcerias, na cidade de Pedreiras, da Assembleia de Deus. Quero aqui parabenizar toda a Assembleia de Deus pelos 111 anos de igreja e dizer que, da forma que o Presidente Othelino colocou aqui, eu concordo plenamente que V. Ex.ª é uma deputada atuante nesse segmento e eu vejo aqui mesmo a senhora lutando, às vezes, colocando a face, o rosto para defender mesmo essas causas da igreja evangélica. Já houve situações aqui, nesta Casa, e V. Ex.ª foi a primeira, com o seu jeito de mulher empoderada, com o seu jeito de vir e saber passar a mensagem, muitas vezes até com uma canção, com uma música. A gente sempre fica feliz quando V. Ex.ª usa essa tribuna, que a senhora começa com as suas orações porque eu sei que as suas orações são para nós, deputados, e para todo o povo do estado do Maranhão. Meus parabéns, Deputada Mical.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO – Bloco Parlamentar Independente MDB/PV. Declina. Pela liderança, Deputado Wellington do Curso, cinco minutos, sem apartes.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO (Questão de Ordem) – Senhor Presidente, para o senhor ver a forma que V. Ex.ª trata esta Casa, que a gente vê a felicidade do Deputado Wellington do Curso usando agora, permanente no nosso bloco, um bloco de compromisso. O Deputado Wellington do Curso, eu vou testemunhar aqui, sempre fala no nome de V. Ex.ª: “Se não fosse o Presidente Othelino, esse bloco não era formado e eu não era o vice-líder”. Então, ele agradece muito a V. Ex.ª por essa vice-liderança do bloco, Presidente.

+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA