14/03/2023 - Tempo dos Blocos Fabiana Vilar Fabiana Vilar

Fabiana Vilar

Aniversário: 18/09
Profissão: Advogada

Discurso - download do áudio



A SENHORA DEPUTADA FABIANA VILAR (sem revisão da oradora) - Senhor Presidente, demais pares, galeria, imprensa, internautas, pessoal da TV Assembleia, bom dia a todos! Hoje, eu ocupo essa tribuna para fazer um registro. Um registro que já fiz o requerimento à Mesa, sobre a morte do nosso querido Milton Lemos. E eu gostaria de pedir a esse plenário que nesse momento pudéssemos fazer um Minuto de Silêncio, em homenagem àquele que foi um grande líder, em Amapá do Maranhão. E eu tenho certeza que o seu legado ficará registrado ali naquela cidade e na nossa região. À nossa Prefeita Nelene Gomes, o meu carinho e as minhas condolências. Senhores, senhores, por favor, vamos fazer um Minuto de Silêncio.

 

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO ARNALDO MELO - ... Mesa, que instalemos um Minuto de Silêncio em memória ao ex-prefeito Milton Lemos, cidadão que muito trabalhou pela instalação e pela atual administração do município de Amapá do Maranhão. Por solicitação da nossa Deputada Fabiana Vilar

 

A SENHORA DEPUTADA FABIANA VILAR – Obrigada, Senhor Presidente, demais pares. Eu quero registrar que fui a deputada mais bem votada da cidade de Amapá do Maranhão. E essa notícia me pegou de forma muito surpreendente. E eu fiquei muito abalada. E aqui eu quero deixar aos amapaenses o meu respeito. A nossa campanha que nunca vai sair da minha mente que o Milton, mesmo online, fazia chamada de WhatsApp, mas ele queria acompanhar as nossas caminhadas, as nossas reuniões, os comícios realizados ali. E eu vou carregar isso e sei que o nosso trabalho na cidade de Amapá, Milton, vai ser para você onde quer que você esteja. Então o meu carinho e o meu respeito a todos os amapaenses. Registrar aqui a nossa agenda semanal: na quarta-feira, Dia da Mulher, eu estive na Raposa, na festa da Associação das Três Marias, junto com o Prefeito Eudes. São 25 anos de festa realizada por Três Marias ali na região do Araçagi. E é uma festa linda. A quadra poliesportiva estava lotada. Tinha quase mil mulheres lá reunidas. É uma tradição que eu sempre participo. Fiquei muito feliz de estar lá ao lado do Prefeito Eudes. E dizer para as nossas Três Marias, em nome da Maria da Glória, do meu carinho, da minha admiração pela organização que ela tem em todos os anos organizar essa festa para as mulheres raposenses. No dia seguinte, eu fui acompanhar o nosso Governador lá em Santa Luzia do Paruá. Acompanhada do senhor Presidente aqui em exercício, Arnaldo Melo, e o companheiro Hemetério Weba, estávamos ali recepcionando o Governador Carlos Brandão nesse projeto de entregar muitas obras pelo interior do estado. E nós ficamos agraciados que a nossa BR também foi contemplada, um governador municipalista. Eu deixo aqui, Carlos Brandão, os meus parabéns pelo gesto de olhar pelos nossos municípios. Ali em Santa Luzia do Paruá foi reinaugurado o estádio Serra Dourada. Eu sei que investir na saúde, na educação é primordial, mas quando o senhor investe em esporte, o senhor abre portas para que os jovens saiam da rua, que os jovens tenham realmente um espaço de entretenimento. E o povo luziense ficou muito feliz com essa entrega desse estádio totalmente reformado. Ali, naquela ocasião, nosso Governador anunciou também que vai instalar um centro de hemodiálise lá na nossa regional. Um pedido feito ano passado ainda ao Governador Flávio Dino quando esteve na nossa cidade para a inauguração do IEMA e agora o Carlos Brandão reiterou esse compromisso de estar instalando ali o centro de hemodiálise. E nós agradecemos, Governador Carlos Brandão, pela sua sensibilidade com o nosso povo. Finalizar aqui também...

 

O SENHOR DEPUTADO HEMETÉRIO WEBA – Deputada Fabiana, um aparte?

 

A SENHORA DEPUTADA FABIANA VILAR – Pois não, Deputado.

 

O SENHOR DEPUTADO HEMETÉRIO WEBA (aparte) – Eu também, apesar de fazer política lá no município de Amapá do Maranhão há muitos anos, mas de outro grupo político, mas o dia em que o nosso ex-prefeito e marido da Prefeita morreu, mandei congratulações à família e a todos os amapaenses pela convivência que ele teve ao longo da sua vida, ali naquele município. Todos, que são políticos e os que não são também, se sensibilizaram. Um homem jovem ainda, muito jovem, mas uma doença muito perigosa, doença da qual que poucos conseguiram se salvar. Mas Deus sabe, e nós sabemos o lugar que ele está pelo coração bondoso que ele sempre teve. Claro e evidente que estivemos juntos, em Santa Luzia do Paruá, eu, você, o Deputado Arnaldo Melo, e lá solicitamos e fizemos novo ofício, com todos nós, ao governador solicitando um centro de hemodiálise lá no Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, para que aquelas pessoas que saem daquele município ou daquela região, uns vão para Pinheiro, outros vão para Bacabal, o que na realidade é muito penoso. Então, era isso que eu queria, neste momento, me congratular com Vossa Excelência, Deputada Fabiana.

 

A SENHORA DEPUTADA FABIANA VILAR - Obrigada, deputado. Nós temos um governador municipalista, e isso nos alegra muito. Finalizar aqui falando da nossa agenda na sexta-feira. Eu estive no município de Boa Vista do Gurupi, visitando a Prefeita Dilcilene e acompanhando de perto as obras que ela tem feito nesses dois anos de gestão. Nós pudemos ver... Algum colega aqui da Comissão de Educação? Eu estive com a prefeita vistoriando obras do FNDE, e os colegas têm falado aqui sobre a retomada dessas obras do FNDE que estão paralisadas. A Prefeita Dilcilene é muito comprometida, muito responsável, já está fazendo os levantamentos para que possam ser concluídas aquelas obras que estão inacabadas pela gestão anterior. Eu gostaria que a Comissão de Educação pudesse intervir junto ao FNDE sobre possíveis aportes financeiros para ajudar esses prefeitos na conclusão dessas obras. Parabenizar a Prefeita Dilcilene, seu grupo político, seus vereadores e secretários pelo belíssimo trabalho que tem feito ali naquela cidade. Eu pude vistoriar várias obras, andar pelas ruas, conversar com o povo e realmente ouvir que ela está fazendo um bom trabalho. Isso nos alegra! Também como a deputada mais bem votada da história de Boa Vista do Gurupi, estou aqui para reafirmar o meu compromisso com o povo dessa cidade e eu tenho certeza de que mais benefícios virão. Era só isso que eu tinha para falar e agradecer a este Parlamento. Obrigada, Senhor Presidente. Tenham todos um bom dia.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA