23/05/2023 - Tempo dos Blocos Osmar Filho Osmar Filho

Osmar Filho

Aniversário: 25/11
Profissão: Advogado

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO OSMAR FILHO (sem revisão do orador) – Excelentíssima Senhora Deputada que preside os trabalhos, Deputada Andreia Rezende, demais membros da Mesa, colegas deputados e deputadas, galeria, imprensa que faz a cobertura das nossas atividades, quero me dirigir, de forma especial, também a todos que estão acompanhando esta sessão pela TV Assembleia e por outras plataformas. Eu subo esta tribuna utilizando o Grande Expediente, na sessão de hoje, primeiro para, mais uma vez, destacar um momento que vive o Maranhão, uma harmonia, uma sintonia entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, ambos com o intuito de fortalecer o municipalismo. O que presenciamos ontem, vivenciamos e protagonizamos também, ao lado do Governador Carlos Brandão, foi algo impactante para o estado do Maranhão: 44 ambulâncias entregues a centenas de municípios do estado do Maranhão. Sem sombra de dúvidas, esses equipamentos entregues irão ajudar quem está lá na ponta, irá ajudar a saúde pública de diversos municípios. Eu, particularmente, fiz a minha destinação à cidade de Cajari, mais precisamente para o povoado de Gameleira, na região do Pindaré, região bastante populosa que não tinha sequer uma ambulância. Muitos apostavam, pelo fato de ser oposição à atual gestão desastrosa, que eu não iria mandar para Cajari, que eu iria mandar para outra cidade, mas eu quero dizer que o nosso compromisso não é com gestão. O nosso compromisso é com o povo de Cajari, é com o bem-estar daquela população, cidade onde meu pai nasceu, cidade que elegeu minha mãe prefeita nas últimas eleições, cidade que me fez o deputado estadual mais votado da história daquela cidade. Eu quero dizer que fiz por Cajari e continuarei fazendo. A cidade de Cajari pode contar com o nosso mandato. Destinei ambulância e vários equipamentos eu irei destinar. Várias outras ações eu irei realizar também em sintonia com o nosso grupo político e em favor da população. Então eu quero destacar aqui, mais uma vez, o nosso compromisso com a cidade. Agradeço a Deus por me utilizar como instrumento para realizar o sonho daquelas pessoas em ter uma ambulância. Para muitos, é um equipamento simples, mas, na região do Pindaré, faz muita diferença. Eu tenho recebido diversas mensagens de moradores daquela região, muitos externando, até emocionados, pela ambulância que vai chegar. Houve muitos relatos de moradores que precisaram de uma ambulância para serem deslocados até uma unidade de saúde e não tinha ambulância. E eu quero dizer, que este mandato aqui vai servir, sim, como instrumento para mudar a realidade da vida das pessoas, como instrumento para realizar sonhos, não só em Cajari, não só na Baixada, não só na Grande Ilha, mas em todo o Estado do Maranhão. Cajari pode contar com a nossa atuação. E eu quero compartilhar deste pronunciamento com o deputado Neto que solicitou aparte. Concedo aparte a Vossa Excelência.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA (aparte) – Deputado Osmar, eu primeiro quero testemunhar aqui o trabalho de Vossa Excelência com relação ao Maranhão mais, de forma especial, ao município de Cajari. Testemunhar como líder de seu Bloco, Vossa Excelência me procurou para tratar sobre este assunto da indicação ao município de Cajari, uma vez que estava tendo dificuldade que a Prefeitura pudesse fornecer a documentação necessária para o recebimento desta ambulância. E, de forma diferente do que Vossa Excelência fez, a prefeitura estava fazendo, porque Vossa Excelência não enxergou o prefeito, que é seu adversário político local. Vossa Excelência identificou e enxergou a população do município de Arari, desculpa de Cajari. Porque ontem entreguei a minha para Arari. Ontem, quando Vossa Excelência subiu ao palco para entregar a ambulância junto com o governador Carlos Brandão, junto com o prefeito da cidade de Cajari, eu ficava olhando, quando chamou eu estava sentado, eu me levantei para olhar a foto e ver a diferença do espírito republicano dos homens públicos que ali estavam, porque quando V. Ex.ª destina uma ambulância ao município de Arari, meu Deus do céu, quando V. Ex.ª destina uma ambulância ao município de Cajari, V. Ex.ª, automaticamente, está entregando também a ambulância nas mãos do prefeito, que é quem vai coordenar os trabalhos daquela ambulância, só que V. Ex.ª não pensou nisso e eu ficava olhando para aquele palco e ficava vendo a diferença de espírito republicano de vocês dois, porque o prefeito criou um obstáculo para receber a ambulância que V. Ex.ª que estava indicando, porque era V. Ex.ª que estava indicando, para não dizer no município de Cajari que estava recebendo uma ambulância indicada pelo Deputado Osmar Filho, que é adversário do prefeito. Eu quero aqui parabenizá-lo, publicamente, pelo seu espírito republicano. V. Ex.ª mostra por que foi vereador em São Luís, V. Ex.ª mostra por que foi presidente da Câmara, V. Ex.ª mostra por que foi um dos deputados estaduais mais votados em nosso estado, V.Ex.ª faz jus à memória de sua mãe que foi prefeita do município de Cajari, V. Ex.ª faz jus a votação que V. Ex.ª teve o município de Cajari, como deputado estadual mais votado da história daquela cidade e V. Ex.ª dá um orgulho a esse Parlamento e dá aula de política republicana para nosso Estado. Parabéns v. Ex.ª!

O SENHOR DEPUTADO OSMAR FILHO – Quero agradecer a fala de V. Ex.ª e incorporar a sua fala ao meu pronunciamento e V. Ex.ª só esqueceu e dizer que essa característica que nós temos de atuar sempre colocando interesse público acima de qualquer outro é porque a gente veio da mesma escola, liderada também pelo saudoso Deputado João Evangelista, que presidiu essa Casa, que leva o nome aqui da nossa galeria e que, sem sombra de dúvidas, ainda hoje, serve como fonte de inspiração e de exemplo para que a gente possa estar pautando a nossa atuação e a nossa vida pública.

O SENHOR DEPUTADO OSMAR FILHO - Deputado Júlio, em seguida, Deputado Zé Inácio.

O SENHOR DEPUTADO JÚLIO MENDONÇA (aparte) – Deputado Osmar, a minha fala é muito breve. Primeiro lhe parabenizar, mas eu como baixadeiro, não só lhe parabenizar, porque V. Exa. não destinou para qualquer lugar. V. Exa. destinou para um povoado, um dos maiores povoados com muita dificuldade. Então, para além da sua destinação, V. Exa. está de parabéns, porque destinou para, de fato, um local que não tem praticamente nenhuma assistência, muita dificuldade. Então, além da sua atitude republicana, já mencionada pelo Deputado Neto Evangelista, V. Exa. conseguiu, de fato, colocar para quem mais precisa. Então, parabéns! Eu conheço aquela região e sei a distância de Gameleira, sei as dificuldades daquele povo. Meus parabéns e é um orgulho está dividindo esse Parlamento com V. Excelência.

O SENHOR DEPUTADO OSMAR FILHO – Obrigado, Deputado Júlio. Vossa Excelência também, além de representar muito bem todo o povo do Maranhão na Assembleia Legislativa, é uma voz em defesa da nossa Baixada Maranhense. Eu quero parabenizá-lo também pela atuação que V.Exa. tem tido aqui na Assembleia Legislativa. Deputado Zé Inácio.

O SENHOR DEPUTADO ZÉ INÁCIO (aparte) – Deputado Osmar, quero também lhe parabenizar pela iniciativa. Essa sua atitude tem uma importância que nos leva a uma reflexão para além deste momento. Por que digo isso? Porque o ano que vem, 2024, será um ano de eleições municipais. E nós deputados que atuamos diretamente nos municípios vamos ter uma série de problemas no encaminhamento de emendas parlamentares. Vossa Exa. mostrou o seu poder de articulação, diálogo com a câmara municipal até chegar a um entendimento com o prefeito, porque quem está ganhando com esse equipamento, com essa ambulância é a população. Mas, daqui mais um tempo, nós vamos nos deparar com situações que o deputado terá dificuldade de encaminhar a emenda para o município em que, muitas vezes, ele foi até o mais votado, por questões meramente políticas de disputas eleitorais. E este gesto seu nos traz a esta reflexão como nós deputados, a Casa, esta Casa, melhor dizendo, em diálogo com o próprio Governo, com o Poder Executivo, nós vamos enfrentar situações como essa. V. Exa. demonstrou habilidade num diálogo que concretizou um encaminhamento importante para a cidade de Cajari. Mas eu me questiono como é que vamos fazer daqui mais alguns meses, final do mês, início do ano que vem, quando formos destinar as nossas emendas, nem todos teremos o mesmo encaminhamento que teve V. Ex.ª. Mais uma vez, eu o parabenizo pelo poder de articulação e pelo fato de V. Ex.ª ter prestigiado uma população que lhe deu uma grande votação.

O SENHOR DEPUTADO OSMAR FILHO – Obrigado, Deputado Zé Inácio. Já partindo aqui para o encerramento do meu pronunciamento, de fato, como os colegas que me antecederam externaram o que foi de conhecimento de todos, o prefeito não queria receber a ambulância pelo simples fato de ter sido destinada por um adversário político local, colocando diferenças, divergências políticas acima do interesse da população. Vejam só, o prefeito recusar um equipamento tão importante como uma ambulância para uma região tão necessitada como a região do Pindaré, mais precisamente lá no povoado de Gameleira. Houve uma mobilização deste parlamentar, dos vereadores, de toda a população, uma cobrança da própria Secretaria de Estado da Saúde, e só assim o prefeito resolveu aceitar a ambulância. Mais uma vez, eu digo que o nosso compromisso é com o cajariense, é com o bem-estar das pessoas. Para a tristeza do prefeito, mas para a alegria da nossa Cajari, eu quero dizer que muitos outros equipamentos, muitas outras ações a gente vai realizar em prol da nossa Cajari, em prol da nossa Baixada Maranhense. Um grande abraço e muito obrigado.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA