11/05/2022 - Discussão de Projeto Roberto Costa Roberto Costa

José Roberto Costa Santos

Aniversário: 18/03
Profissão: Administrador

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO ROBERTO COSTA (sem revisão do orador)- Senhor Presidente, senhores deputados, esse projeto de lei que nós apresentamos e estamos solicitando o apoio de todos os colegas deputados, eu tenho certeza que todos que tem também a paixão pelo futebol e pelo esporte sabem exatamente a importância que se tem um projeto como esse, é o projeto de nº 100. Esse projeto foi iniciado, foi debatido comigo. Foi uma proposta do sindicato dos atletas de futebol profissional do Estado do Maranhão. E aqui eu quero destacar o nosso presidente Raimundinho Lopes, ex-jogador de futebol, que fez história no futebol do Maranhão, foi uma referência do nosso futebol e que hoje tem a missão fora dos gramados de defender os interesses dos atletas, dos jogadores profissionais, mas também dos ex-atletas. Eu digo defender o interesse fora dos gramados, mas o Raimundinho ainda dá muito show dentro dos gramados. E também, acompanhando-o, está o nosso ex-atleta, ex-jogador e que é vice-presidente e cuida da questão jurídica do sindicato, que é o Jânio, que também é um outro defensor das causas dos ex-atletas. E quando me procuraram, eu tive, na verdade, a maior boa vontade, porque que sei que esta Casa tem sempre o interesse de valorizar, em todos os aspectos, aquelas pessoas que fizeram algo de importante para o esporte. Mais ainda, eu sou filho de um ex-atleta, também de um ex-jogador de futebol, Roberto Oliveira, pernambucano que jogou no Sampaio, no Moto, no Maranhão. Meu pai já faleceu, em 2014, mas, em memória dele e por conhecer a vida dos atletas profissionais e dos ex-atletas, eu sei exatamente que um projeto como esse vem no sentindo de garantir o respeito a esses atletas que sempre fizeram muito pelo esporte do Maranhão.

 

O SENHOR DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO – Deputado Roberto, depois me permita um aparte?

O SENHOR DEPUTADO ROBERTO COSTA – E garantir esse direito é uma homenagem que a gente faz para o futebol, para o esporte, mas, acima de tudo, para aquelas pessoas que fizeram e fazem um espetáculo do esporte mais popular do mundo. Então, eu fico muito feliz de apresentar esse projeto que, como eu disse, é um encaminhamento, é uma proposta do sindicato dos jogadores profissionais do Maranhão, volto a repetir, presidido pelo Raimundo Lopes, com a vice-presidência do Jânio, tenho certeza pela importância que esse projeto tem e pelo respeito que tem inclusive por vocês, Raimundinho, que esta Casa não fugirá de prestar essa grande homenagem a todos esses ex-atletas. Quero dar um aparte ao Deputado Wellington do Curso.

O SENHOR DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO (aparte) – Deputado Roberto Costa, parabenizá-lo pela sensibilidade e autoria do projeto. Inclusive, só para que V. Ex.ª tome conhecimento, esse projeto foi votado ontem na CCJ, e eu como membro da CCJ não só votei favorável como também fiz alguns esclarecimentos e algumas observações que eu achei pertinentes. Antes de continuar, quero só comunicar de forma especial, nosso presidente, nosso vice-presidente e nosso craque Raimundinho. Ontem, Raimundinho e Deputado Roberto Costa, quando eu falei do projeto, da importância, independentemente do poder aquisitivo de alguns ex-jogadores, mas isso se chama valorização. Por exemplo, o Raimundinho e o Kléber Pereira são jogadores renomados e conhecidos, nacional e mundialmente, e que não é pelo valor do ingresso, não é pagar R$ 20, R$ 40, estar na arquibancada, estar no setor I ou II, ou estar na cadeira coberta, mas se chama valorização. E dizer para o Raimundinho muito obrigado, dizer para o Kléber muito obrigado por ter nos dado muitas alegrias no passado. Nós aqui estamos com esse reconhecimento das alegrias que vocês nos deram e dizer para que continuem vindo ao estádio, continuem prestigiando, vocês têm cadeira cativa, vocês têm uma porta aberta, vocês representam o nosso futebol. Então, parabéns a todos os nossos ex-atletas que nos deram alegrias no Moto, no Sampaio, no Maranhão, no Tupan, em todos os grandes times do estado do Maranhão. Parabéns a todos os nossos atletas e parabéns, Deputado Roberto Costa, pela sensibilidade. Conte com o meu voto na CCJ, conte com o meu voto aqui. Parabenizo V. Ex.ª pela ação.

O SENHOR DEPUTADO ROBERTO COSTA – Obrigado, Deputado Wellington. E mais uma vez eu saúdo aqui o nosso Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol do Estado do Maranhão por ter trazido a esta Casa essa proposta. E, como eu disse, eu tenho certeza que o respeito por todos os atletas e as atletas de futebol será mais uma vez provado aqui nessa Casa com a aprovação desse projeto. O sindicato tem um papel hoje fundamental não só na questão social, mas, acima de tudo, de defender os direitos dos atletas profissionais do Maranhão. A gente sabe que a realidade do futebol é muito diferente para alguns, mas o sindicato age exatamente por aqueles atletas que precisam desse suporte jurídico, precisam desse apoio para continuar na profissão e, acima de tudo, para terem o seu trabalho sendo respeitado. Por isso, Presidente, mais uma vez, eu peço aos queridos colegas deputados que possam aprovar esse projeto em homenagem a todos os ex-atletas, inclusive, em memória de muitos, como Djalma Campos, que foi também um dos grandes jogadores do Maranhão, como de outros para que a gente possa fazer, mais uma vez, justiça a essas pessoas que fizeram tantos pelos nosso esporte. Muito obrigado.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA