31/05/2022 - Discussão de Projeto Professor Marco Aurélio Professor Marco Aurélio

Professor Marco Aurélio

Aniversário: 00/00
Profissão: Professor

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO PROFESSOR MARCO AURÉLIO (sem revisão do orador) – Senhor Presidente, ouvi atentamente ao deputado e mesmo respeitando a sua posição de oposição, mas acho que tem momento que o bom senso deve prevalecer para não cometermos injustiças, estarmos politizando um momento que merece todo o nosso respeito, torcida e até oração. O Governador Carlos Brandão entra, hoje, com esse pedido de licença. E a equipe médica e ele preferiu ficar muito reservado. Eu já estive, por exemplo, internado com Covid, e ali a vontade de querer estar informando diariamente e, ao mesmo tempo, será que informo diariamente o boletim e tal? É coisa de cada paciente, da equipe médica, de cada pessoa se vai querer falar ou não. Mas o certo é que ele precisou ficar para se tratar por mais alguns dias. E esse pedido de licença do Governador Carlos Brandão é algo tão simples para a gente votar, respeitar o momento da enfermidade. Eu acho, às vezes, até desumano chegar e, num momento igual a esse, politizar no momento em que ele está se recuperando de uma cirurgia. E a equipe médica pediu para estender um pouco mais o resguardo dessa cirurgia, para ele não vir para cá nesse momento, porque, se ele vier, ele não vai segurar sem voltar plenamente às atividades e o risco de ter alguma intercorrência. Quanto ao formato dessa licença, se deve ser por dez dias, por quinze dias, senhores e senhoras, nós sempre votamos aqui licença para o ano todo, sempre. Para o próprio então vice-governador Brandão, já tinha a licença aprovada para o ano todo. Já agora, na condição de Governador, a pretensão, e reitero isso, a pretensão do Governo era enviar um projeto dizendo a quantidade de dias. Mas foi a própria diretoria legislativa da Assembleia que sugeriu que fizesse para o ano todo tal qual sempre foi feito, sendo que em algum momento em que precisar se ausentar com a dificuldade de período eleitoral, dificuldade de quórum, teríamos dificuldades, de repente, de eventualmente votar. Agora a pergunta chave, a observação chave é quem esperou a vida toda por este momento de chegar ao Governo do Estado e fazer um trabalho forte de continuação e avanços nas ações para o povo e, nesse momento, ter que tirar uma licença? Será que seria de agrado do Governador Brandão ter que tirar uma licença? Ele que está todo motivado parta trabalhar, para ir para as ruas. Quem em sã consciência, senão por algum motivo de necessidade e de recomendação médica, que seja pré-candidato? Qualquer um de nós aqui que é pré-candidato à reeleição, a federal, quem é aqui de nós que, ainda gozando do direito de tirar uma licença, tiraria uma licença sem necessidade? Quem, no ano decisivo para o projeto político, deixaria de estar na base, na rua, trabalhando, levando a sua mensagem para gozar de licença? É uma questão de bom senso. Eu acho que a fala do colega não foi feliz. Respeito vários momentos que ele já ponderou de forma assertiva, mas hoje não foi, porque eu acho...

O SENHOR DEPUTADO RILDO AMARAL - Deputado Marco Aurélio.

O SENHOR DEPUTADO PROFESSOR MARCO AURÉLIO - Pois não, deputado. Já, já, Deputado Rildo. Porque eu acho que é uma questão mesmo de ser humano e de reconhecer. Brandão tem minha oração, Brandão tem minha prece, minha torcida pela sua recuperação. O mínimo que vou fazer, neste momento, é votar pela licença que ele não queria, que ele queria estar era aqui no Maranhão, ele queria estar era nas bases, inaugurando obras, como foi feito agora nesse final de semana, todos os dias lançando novos compromissos sociais. Era isso que ele queria! Não era estar gozando de licença. Só está, nesse momento, solicitando essa prerrogativa, que é legal, em função das observações médicas para que ele se recupere plenamente e não quebre esse resguardo. Deputado Rildo.

O SENHOR DEPUTADO RILDO AMARAL - Deputado Marco Aurélio, parabenizá-lo pelo pronunciamento e lamentar a postura política que às vezes...

O SENHOR DEPUTADO PROFESSOR MARCO AURÉLIO – Tem que falar lá de baixo, Deputado Rildo, V. Ex.ª pode ir lá para baixo, por gentileza. Dessa forma, o encaminhamento é para que aprovemos. É o de menos, o formato é o de menos, sempre votamos assim para o ano todo, é o de menos. Acho que se, porventura, votássemos a data limitada e precisássemos em outro momento e a dificuldade de quórum, e a Constituição é rígida nessa questão de prazos, poderia dificultar. Inclusive parabenizo V. Ex.ª, Deputado Glalbert, que é o primeiro vice, é de outro lado político, tem hoje o poder de formar pauta, a data limite é amanhã, V. Ex.ª poderia tumultuar por questão política, mas V. Ex.ª não tumultuou. Nós solicitamos, V. Ex.ª colocou. Foi justo no dia de hoje, por isso parabenizo. Eu acho que assim que tem que ser. O bom senso prevalecer acima de questão política. E a torcida pela recuperação do Governador Brandão. Deputado Rildo, eu já finalizo na sua fala.

O SENHOR DEPUTADO JOTA PINTO – Deputado Marco Aurélio, também gostaria...

O SENHOR DEPUTADO RILDO AMARAL (aparte) – Deputado Marco, eu gostaria realmente de falar de empatia. O Deputado Glalbert deu uma lição hoje como os homens públicos devem se comportar, e o outro dá como não se comportar. A gente lamenta que em um momento que todo o estado, inclusive o principal adversário político que hoje é o Senador Weverton se solidariza com o governador, alguém vem politizar uma doença. É lamentável, neste momento, onde todos se solidarizam, não somente neste momento ou no momento da dor do outro, algumas pessoas tomarem partido político, tomarem medidas, inclusive, para menosprezar o momento que a família vive, que o próprio governador vive ou qualquer outra pessoa num momento difícil. Todos os povos, durante a história, se respeitaram em momentos difíceis, e essa empatia que falta muitas vezes nos homens públicos. Às vezes, nós somos vítimas também e, quando somos vítimas, além de sermos vítimas, ainda tentam se vitimar. Eu queria lamentar as posturas ou a falta de postura que, às vezes, homens públicos apresentam. Eu o parabenizo, assim também como o Deputado Glalbert e o Senador Weverton que sabem do momento difícil e sabem respeitar quem passa por momentos que não são tão favoráveis.

O SENHOR DEPUTADO PROFESSOR MARCO AURÉLIO - Deputado Jota Pinto. Eu só vou pedir brevidade, que meu tempo está exíguo.

O SENHOR DEPUTADO JOTA PINTO (aparte) - Quero parabenizar V. Ex.ª e, da mesma forma, parabenizar o vice-presidente desta Casa, no exercício da Presidência, o Glalbert Cutrim, pela sua postura. Eu acho que esse é o momento que se trata de saúde, ninguém queria estar num leito ou pedir uma licença por uma questão de saúde, eu tenho certeza absoluta, que o Governador queria estar aqui trabalhando, percorrendo o estado do Maranhão. E eu acho que neste momento é falta de sensibilidade, falta de humanidade quando se fala de humanismo se você querer politizar a questão da saúde. Jamais o Governador iria pedir uma licença se não houvesse uma necessidade de saúde. Portanto, quero parabenizar V. Ex.ª e dizer que não é dessa forma, eu tenho certeza que todos que estão aqui estão torcendo e orando pela saúde do governador do estado do Maranhão. Queria só apontar essa questão.

O SENHOR DEPUTADO PROFESSOR MARCO AURÉLIO - Concedo um aparte ao Deputado Neto.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA - Deputado Marco, eu tenho muito bem definido o lado político do qual eu pertenço. Estou muito bem definido o Governador ao qual irei votar nestas eleições de outubro. Estou deixando isso bem claro porque não é disso que se trata o que nós estamos votando agora. Eu tenho um respeito muito grande pelas pessoas, independente da posição política de cada um. Mas eu acredito muito que o Governador Carlos Brandão, a última coisa que ele queria neste momento, obviamente é estar fora do processo do qual nós vamos enfrentar nesse momento. Então, é notório e público que ele passa por um problema de saúde e que, obviamente, essa licença venha a calhar justamente neste momento. Portanto, eu faço questão de declarar aqui o meu voto a favor da licença do governador Carlos Brandão, uma vez que eu entendo que a política ela não deve prevalecer acima das pessoas, sabe! Todo mundo tem o seu direito de escolher o seu lado político, como eu escolhi o meu, que não é o do governador Carlos Brandão, mas eu entendo que nesse momento a Assembleia Legislativa precisa passar um recado acima de tudo de humanidade. Eu aproveito pra cumprimentar o Vice- Presidente da Casa, o deputado Glalbert Cutrim em exercício na Presidência, nesse momento, por conduzir de forma serena essa situação, que é do mesmo lado político do qual eu pertenço e está colocando em pauta para que nós possamos votar e permitir, assim se a Assembleia entender, a licença do governador nesse momento.

O SENHOR DEPUTADO PROFESSOR MARCO AURÉLIO - Obrigado, deputado Neto. Deputada Helena, em seguida, deputada Cleide, e já finalizo, peço presidente a tolerância.

A SENHORA DEPUTADA DRA. HELENA DUAILIBE (aparte) – Deputado Marco Aurélio, primeiro, eu queria parabenizar o nosso colega deputado Glalbert, mas não fiquei, não estranhei uma posição dessa, porque eu conheço o Glalbert e sei a sua hombridade, a figura que ele é, independente de qualquer coisa. Mas eu queria colocar também para as pessoas como médica, que fique bem claro que isso é uma questão de tempo de recuperação. Eu passei pelo mesmo problema o ano passado e era necessário que eu tivesse o meu tempo de recuperação. Então, o nosso querido governador precisa só de um tempo pra se recuperar, porque todo mundo que se submete a uma cirurgia tem que ter o tempo de recuperação. E por que nós, políticos, não podemos ter esse tempo? É exatamente em função de ficar com medo, de ficar achando as pessoas com várias insinuações, ele tem sido firme e correto, ele precisa de um tempo pra se recuperar, ninguém que faz uma cirurgia, nem uma cirurgia, até a retirada de uma unha não é simples, então essa história da gente minimizar: Ah! É uma cirurgia. Toda cirurgia você precisa de um tempo de recuperação, de um tempo de cicatrização. E é isso que está acontecendo e o nosso Governador precisa desse tempo para voltar para cá, para enfrentar os seus desafios. Todos nós estamos confiante nisso e é mais do que justo que esta Casa, por unanimidade, pela sua grandeza que é, como já foi falado aqui pelo Deputado Neto e os outros deputados que me antecederam. Faço minhas as palavras do Deputado Rildo Amaral: é justo e tem que se ser respeitoso a esse pedido do Governador.

A SENHORA DEPUTADA DRA. CLEIDE COUTINHO – Deputado, vai ser rápido.

O SENHOR PRESIDENTE EXERCÍCIO DEPUTADO GLALBERT CUTRIM - Peço só para liberarem o microfone do Deputado professor Marco Aurélio enquanto a Deputada Cleide faz a apartes.

A SENHORA DEPUTADA DRA. CLEIDE COUTINHO (aparte) – Deputado, lhe parabenizar, porque V. Exa. não é médico, mas, com propriedade, com coração, com sentimento, mostrou aqui a nossa posição, a posição desta Casa em relação à doença, à enfermidade, do nosso prezado Governador Brandão. Como médica, como política acostumada com tantas coisas, sei que uma pessoa que ocupa um cargo tão almejado de Governador não ia, num momento como esse, mentir, enganar, brincar que está doente. Realmente eu lamento, mas nós reconhecemos que ele está se recuperando, sim, mas ainda está com problema de saúde. E nós aqui, nesse momento, damos a ele o nosso voto de confiança e esperamos em Deus que, em breve, ele esteja realmente reassumindo o nosso Governo. Obrigada.

O SENHOR DEPUTADO PROFESSOR MARCO AURÉLIO – Obrigado, Deputada Cleide. E encerro o meu pronunciamento agradecendo a atenção e participação de todos.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA