14/12/2022 - Tempo dos Blocos Dr. Yglésio Yglésio Moyses

Yglésio Moyses

Aniversário: 19/09
Profissão: Médico

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO (sem revisão do orador) - Bom dia a todos, a todas, Presidente Deputado Wellington, para todos os que estão aqui acompanhando este momento. Eu subo à tribuna com um objetivo bem claro que é pedir à Câmara de São Luís, ao Ministério Público, a todos os envolvidos, aos órgãos de proteção à infância, inclusive, que sejam diligentes e responsáveis neste momento em que houve uma acusação tão grave a um vereador de São Luís, uma denúncia relacionada a assédio, um compilado de denúncias, na verdade, tem sido veiculado aí na TV, principalmente na TV Mirante, nos últimos dias. Se comprovado como verdade, é uma vergonha para o Parlamento ludovicense, isso tem que ficar de exemplo para todos os parlamentares nessa Casa, inadmissível, caso isso seja comprovado. E caso não haja comprovação, também que haja a reparação devido ao vereador. Momento como esse, é um momento de muita preocupação e apreensão, porque são acusações graves, acusações incompatíveis com o decoro parlamentar e que obviamente ninguém vai se fazer um juízo absoluto de valor. Fato é, que o que aponta num primeiro momento, é para uma conduta inadequada. Mas a gente espera que a Câmara tenha toda a responsabilidade, pedimos ao atual presidente da Câmara que não jogue isso para debaixo do tapete, até porque a reparação também depende disso. Caso ela seja devida, e óbvio, se for comprovado numa situação como essa, incompatível à permanência em Plenário de um colega como esse. Então, a gente faz esse pedido de maneira muito clara, que seja respeitado o processo legal, mas que nenhum tipo de apuração ou acobertamento seja evitado nesse momento. Não se pode acobertar, tem que se investigar com todos os recursos e fatos possíveis. Então, isso que a gente pede para a Câmara de São Luís, nesse momento. Eram essas as minhas palavras.

A SENHORA DEPUTADA SOCORRO WAQUIM - Deputado. Só minuto. Presidente, pedindo minuto aqui.

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO - Com a palavra, a Deputada Socorro.

A SENHORA DEPUTADA SOCORRO WAQUIM (aparte) – Deputado Yglésio. Exatamente, V.Exa., fez uma colocação bastante justa e equilibrada. Realmente é uma situação que chama a atenção, e que preocupa a todos, a sociedade, mas V. Exª., colocou de uma forma muito clara, e muito decente, de que é preciso irmos a fundo, detectar todas as informações verídicas, irmos à transparência da verdade para que então, isso acontecendo, se tome as providências que seja necessário, seja para agir a favor, seja para agir trazendo uma solução adequada à sociedade. Então, eu falo isso porque como mulher, que sempre fiz essa defesa da questão das mulheres, da infância, da violência, mas também tive o prazer de conhecer o vereador Domingos Paz, trabalhou para mim nessa eleição, foi um cooperador para mim nessa eleição, conheci a sua família, e vejo que nesse instante essa deve ser a postura de acautelamento, de ação, mas de acautelamento para que a luz da verdade, a gente então possa ter um resultado que seja sempre favorável à sociedade, à verdade e a justiça social. Portanto, é só para fazer essa colaboração também à sua fala, e essa afirmação nessa direção.

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO - Por gentileza, libere o áudio do deputado Yglésio, por favor.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - Como V. Exª., falou, professora Socorro, muito bem, os próprios instrumentos de proteção à infância, proteção à mulher, eles são reforçados quando se conduz devido o processo legal, quando se atropela, quando leva aí uma eventual execração, sem a culpa ser comprovada, a gente está enfraquecendo. Então, nesse momento, o que a gente quer? Uma apuração enérgica, uma apuração transparente, uma apuração sem qualquer tipo de acobertamento ou proteção, tem que responder como cidadão que está sendo acusado de uma coisa muito séria e que vai ter o direito de se defender no processo. Agora a gente espera se isso for comprovado como verdade, que não tenha nenhum tipo de clemência ou compaixão, porque é uma denúncia muito grave. Menina de catorze anos não é para estar fazendo nenhuma outra coisa que não seja estudando e desenvolvendo sua adolescência. Sou pai de meninas e jamais. Isso aí era coisa da gente tomar um rumo, inclusive irracional numa coisa dessa. O que foi apresentado é um vereador pedindo à mãe de uma criança um encontro não com nada diferente do que finalidades sexuais. Para uma mãe, isso é uma coisa muito grave. Isso é inaceitável.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA