22/12/2022 - Sessão Extraordinária Dr. Yglésio Yglésio Moyses

Yglésio Moyses

Aniversário: 19/09
Profissão: Médico

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO (sem revisão do orador) - Bom dia a todos, bom dia a todas! Subo à tribuna, principalmente pra pedir a todos que fazem a cobertura da Casa, a imprensa, de maneira específica, que façam um entendimento, uma leitura importante dessa Lei que foi aprovada, hoje aqui na Casa, em relação essa correção de alíquota de ICMS e criação desse Fundo Rodoviário, do Fundo Rodoviário também e da não diferização do fim dela na pauta da Assembleia Legislativa e na cobrança dos tributos. O que a gente tem é uma um ajustamento que visa resguardar a capacidade de arrecadação do Estado para que se continue a fortalecer as políticas públicas. Hoje, nós temos aí funcionários da saúde, alguns com três meses de atraso, simplesmente, porque a rede estadual que foi criada, foi feita de uma maneira desorganizada pelo antigo governo, criou uma bola de neve que hoje fica empurrando mês pra lá, mês pra cá, e isso termina dando uma dificuldade de pagamento dos colegas que são principalmente os médicos que são os que recebem mais atrasados. Então, a gente tem que criar os espaços fiscais, não teve nenhum tipo de desarranjo aí ao contribuinte.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA – Senhor Presidente...

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - Ao contrário

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - A fala permite apartes? Porque nós estamos em Sessão Extraordinária.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO - Na verdade é uma concessão em razão do tempo, mas, se o deputado....

O SENHOR DEPUTADO DR YGLÉSIO - Eu não estou entendendo assim, a falta de cortesia do líder do governo...

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - Não, não estou entendendo é V.Exa. criticar a rede de saúde do estado do Maranhão.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - Primeiro, que eu não lhe concedi aparte, eu peço até...

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA – Primeiro que V.Exa. não tem nem o direito de usar a tribuna, nós estamos em Sessão Extraordinária.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - Uma Ordem do Dia...

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - Eu não quero, eu quero é entender V.Exa., de subir à tribuna pra criticar a rede de saúde do estado, não é deputado Yglésio.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO, Não, eu estou criticando a forma que foi construída sem uma âncora de receita, eu tenho direito.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - V. Exa. não pode nem subir à tribuna, presidente.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - E V.Exa., não pode falar, e V.Exa., está falando.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO - Deputado Rafael, eu já concedi a palavra ao deputado Yglésio, não há razão da polêmica, vamos permitir que o deputado Yglésio conclua o pronunciamento dele, em seguida, se V.Exa., assim o desejar, também terá a palavra. Deputado Yglésio.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - Reitero, o nível de puxa- saquismo, é tão grande, que envergonha, vou continuar aqui porque o nível de puxa-saquismo é muito alto. Nós estamos falando aqui a respeito da necessidade de trazer o recurso pra custear a rede. E o outro pra puxar saco fica querendo tolher meu direito de fala.

OI SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - Tu me respeita que puxa saca é tu, tu fazes uma coisa aqui no plenário e lá no Palácio tu fazes outra, tu me respeita.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - Isso é uma vergonha. Eu não vou nem falar sobre negociações subterrâneas escuras.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - É porque você não pode falar mesmo não, V. Exa., aqui nessa Casa que não pode falar sobre negociação escura não, você não tem espelho em casa não, deputado? V.Exa., não tem espelho em casa não? Me respeita, rapaz.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - Eu gostaria, posso presidente?

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO - V. Exa, está com a palavra.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLESIO - Vamos lá, então, continuando, não fui ofendido, não ofendi colega. Tenho o direito de fazer análise sobre as receitas do Estado. Não entendi o “piti” do líder do Governo. Acho que está muito preocupado, de fato, em puxar saco, porque é um colega que é desleal mesmo aqui. Tanto que, quando foi ventilado o nome dele para presidente da Casa, ele foi vetado por todo mundo. Foi o único veto coletivo que teve e agora ele está despeitado. Sinceramente é uma coisa muito estranha.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA – Presidente, sinceramente, V. Exa. não podia encerrar com um discurso desse, Deputado, o Plenário não merece. Acho totalmente desnecessário. Acho que já deu. V.Exa. poderia, assim como fez comigo, desligar o meu microfone, e desligar o dele.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - Eu estou usando o tempo que me foi concedido

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO - Deputando Rafael, eu cortei o microfone dos dois. O Deputado Yglésio vai concluir o pronunciamento. Se V. Exa. desejar, resta ir à tribuna.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - Vossa Excelência vai deixar ele agredir um colega, porque ele não está discutindo. Ele só está me agredindo. V. Exa. quer encerrar o ano dessa forma?

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO - Mas eu não posso tolher a palavra do Deputado que está na tribuna.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - Mas V. Exa. acabou de desligar o meu microfone.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO - Eu desliguei dos dois. Se Vossa Excelência desejar, pode ir à tribuna. Não tem problema nenhum.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - Vossa Excelência sabe que, regimentalmente, nem usar a tribuna o Deputado Yglésio pode. Vossa Excelência sabe disso.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - Deputado, suba à tribuna. A palavra lhe é facultada no seu tempo. Por favor, agora chega de querer cortar a minha fala. Caramba! Será que em quatro anos não aprendeu que ninguém me cala nesta Casa? Gente, por favor isso aí é de uma falta de sensibilidade muito grande. Nós hoje aprovamos uma grande lei para o Maranhão que vai abrir um espaço fiscal para o custeio da rede de saúde e a população tem que estar sabendo que não.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - Vossa Excelência tem que aprender a ser debatido. Eu lhe fiz uma pergunta e Vossa Excelência só me agrediu e me chama de puxa saco. Não vou...

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - Não, eu disse que era puxa-saquismo. Isso é um adjetivo.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - Não, de forma alguma. V. Exa. disse que a rede do Estado do Maranhão foi feita de forma desordenada por isso esse caos.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - E foi. Por que tem três meses médico sem receber? Porque foi feito de forma desorganizada. E nós estamos aqui para organizar.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - Porque V. Exa. também não se refere ,ao projeto irresponsável que foi feito pelo Presidente Jair Bolsonaro, que hoje V. Exa. puxa saco, querendo se vender de direita, sem esquecer os tempos que passou na e esquerda. Deputado, por favor, Vossa Excelência se veste de acordo com a sua conveniência...

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - Rafael, quem tem histórico de traição é V. Exa., porque o seu o grupo político e dos seus parentes V. Exa. traiu, então, assim, coloque entre as pernas a sua incoerência...

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - Não, tem quem tem histórico de se vestir de acordo com as condições suas... É desnecessário. Vossa Excelência não pode ser confrontado no debate que fica desesperado...

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO – Senhores Deputados, vamos ter calma, vamos ter calma. Deputado Rafael, se Vossa Excelência desejar, Vossa Excelência vai à tribuna, mas não vou poder permitir o bate–boca, que não é bom. Nós estamos encerrando o Ano Legislativo. Deputado Yglésio, Vossa Excelência gostaria de encerrar o pronunciamento?

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Gostaria, Presidente, por favor.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO – Deputado Rafael, a tribuna está facultada a Vossa Excelência, em seguida, se assim desejar.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO - Eu reforço tudo que falei aqui, em relação à importância dessa Lei, que deve ter um bom tratamento pela imprensa, porque nós precisamos garantir o pagamento do Estado, os pagamentos do Estado, as obras de infraestrutura. Isso aqui é bom para todo mundo. Reforço que a opinião do colega é importante, mas eu acho que tem o espaço dele subir aqui na tribuna e vir falar. Não tem problema nenhum em relação a isso. Se ele acha que foi bem planejada uma rede que colocou aí um monte de serviço em duplicidade próxima que encarecem a coisa feitos pelo antigo Secretário de Saúde, com apoio do Governador Flávio Dino, ele suba aqui e fale. É direito dele. Agora, se chatear porque eu estou dando minha opinião de especialista, de especialista em saúde, eu acho que é, primeiro, uma falta de respeito com o colega, segundo que é uma incoerência muito grande, porque os fatos estão postos. Então, assim, o Governador Brandão, está fazendo um esforço grande para colocar a Casa em ordem, porque em abril, ele pegou foi um governo sem orçamento, que ele, de maneira heroica, levou aí até o final com um bom relacionamento, inclusive com as pessoas que prestam serviço para o estado. Então, isso aqui é uma questão de sobrevivência, ninguém está fazendo ajuste em tarifa, nada para poder explorar cidadão ou cidadã. Agora, como é isso? Eu não posso dizer o que eu acho das coisas, gente, que loucura, isso não é um papel de um democrata. E olha, foi por isso que eu saí dessa maldição de esquerda, graças a Deus, porque eu nunca vi na direita ninguém se tolhido ou tentar ter o cerceamento de fala que o autoritarismo da esquerda, ele tenta colocar. E, deputado Rafael, eu tenho assim, eu tenho respeito pela sua condição de líder de governo, estou falando aqui também por este governo, porque esse eu ajudei a colocar, esse eu ajudei, eu fui o primeiro aqui quando muita gente estava ensegueirada com o seu Weverton, ainda aqui, a defender o Brandão. Então, assim, não venha tentar me colocar em situação ruim, eu não sei o que aconteceu com V.Exa., V.Exa. não é nem desse tipo de coisa, aí, eu acho que V.Exa. se precipitou. Então, assim, está perdoado, aí no meu coração, mas que foi feio, assim, foi desnecessário, eu vou lhe dar um abraço já, já, aí pra V.Exa. se acalmar. Isso deve ser o Natal, o preço do peru, alguma coisa. Mas olha, vai melhorar o ano que vem vai ser um ano melhor. Um forte abraço!

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA