Site da Justiça Eleitoral traz esclarecimentos sobre fake news e eleições

Fonte: TV Assembleia

Quando o assunto é internet e informações falsas, a palavra fake news vem logo à mente. O termo ganha ainda mais força em ano de eleições e essa incidência preocupa a Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) está atento ao problema.

“Há uma campanha encetada pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelos Tribunais Regionais no sentido de combater, não só a fake news, a mentira, a falsidade, como também a desinformação. E isso nós temos implementado no Maranhão, inclusive com ações como o Voto Jovem nas Escolas”, afirma o presidente do TRE-MA, José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

E ele complementa: “O objetivo é esclarecer o eleitor, a eleitora, para que, primeiro, não acredite e, depois, não divulgue, porque estará incorrendo no mesmo crime daquele que lhe encaminhou”.

Para orientar os eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral lançou, em 2020, uma ferramenta de combate às fake news. É o portal Fato ou Boato, que traz esclarecimentos sobre dados falsos relativos ao processo eleitoral. Um dos esclarecimentos do site busca combater informações inverídicas sobre a segurança das urnas eletrônicas.

“Nós, da Justiça Eleitoral, especialmente do TRE-MA, temos uma comissão nesse sentido e que está interligada com a Polícia Federal. Assim, toda e qualquer notícia falsa que seja veiculada, de imediato, será apurada. O Ministério Público estará atento para representar e, se for o caso, até denunciar criminalmente os responsáveis”, ressalva o presidente do TRE-MA.

Divulgar ou compartilhar fake news é crime. O cidadão deve ficar atento para não cair em armadilhas, ainda mais em ano eleitoral.

Entre as dicas para identificar conteúdos falsos, estão ficar atento à fonte da notícia (saber se é veículo de notícia), ler o texto até o final e não apenas o título da matéria; confirmar se a notícia está publicada também em outros veículos; não repassar a informação e buscar fontes confiáveis.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA