“Mulheres Mais Renda” da BRK visa combater a pobreza menstrual e garantir a dignidade feminina

Fonte: TV Assembleia

A estudo “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira”, conduzido pela BRK, empresa privada de saneamento presente em mais de 100 municípios brasileiros, traz uma análise inédita relacionada à pobreza menstrual. Os dados mostram que as mulheres mais pobres têm um esforço econômico 16 vezes maior para conseguir comprar produtos de higiene pessoal, comparado com a população feminina de maior renda. Mulheres que não têm acesso a água tratada comprometem uma parcela maior da renda com a compra de absorventes e coletores menstruais, o impacto é 36% superior. Para aquelas que vivem sem banheiro em casa, o esforço econômico é 64% maior.

A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2014, considera o acesso à higiene menstrual um direito que precisa ser tratado como saúde pública e uma questão de direitos humanos. A maioria das meninas passará boa parte de sua vida escolar menstruando, já que, segundo a PNS 2013, 90% das brasileiras têm sua primeira experiência menstrual entre 11 e 15 anos de idade. Por isso é necessário que  produtos como papel higiênico, absorventes, tampões íntimos e coletores menstruais sejam considerados itens de primeira necessidade, uma vez que eles garantem às mulheres a liberdade de ir e vir, trabalhar, estudar e são instrumentos que vão além da higiene, pois garantem a dignidade dessas pessoas.

Neste cenário, a BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, realiza o projeto Mulheres Mais Renda, em parceria com a Rede Asta, envolvendo costureiras dos dois municípios. A Rede Asta é uma organização social que, há 16 anos, trabalha o empreendedorismo feminino, treinamentos e a conexão de produtoras de baixa renda com o mercado.

“O projeto Mulheres Mais Renda tem dois grandes objetivos: A geração de renda para as costureiras participantes, que irão produzir os absorventes de tecido reutilizáveis, e a doação desses absorventes às mulheres e adolescentes em situação vulnerável, que não tem recursos para comprá-los. A parceria com a BRK no Maranhão permitirá levar proteção e saúde a estas mulheres e mitigar os efeitos da pobreza menstrual, que leva a 62% das adolescentes a perderem até 45 dias de aulas por ano pela falta de condições básicas de higiene”, explica Miriam Lima, sócia da Rede Asta.

Trinta artesãs de cada município – Ribamar e Paço do Lumiar - foram selecionadas e receberão os kits de apoio para a confecção dos absorventes, como tecidos, moldes, botões e um manual de instrução. Cada artesã produzirá 280 unidades por mês, e durante os dois meses do projeto, serão produzidos mais de 33 mil absorventes, que serão distribuídos para 8400 jovens de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

“Para a BRK, há três pilares de ação totalmente conectados ao cerne do trabalho da empresa. Primeiro, a ação social em si, no trabalho com a vulnerabilidade social, uma vez que a menstruação é um fenômeno biológico, pois as mulheres não escolhem menstruar. O segundo pilar de atuação é o ambiental, onde temos o absorvente industrializado como um dos maiores vilões dos entupimentos das redes coletoras de esgoto, que ocorre através do descarte indevido desses objetos. E, por último, e de igual importância, temos o pilar da geração de renda, onde as costureiras participantes do projeto serão remuneradas para confeccionarem os absorventes, indo na contramão do desemprego e capacitando estas profissionais para uma atuação autônoma, futuramente”, comemora Amanda Cardoso, responsável pelo departamento Social da BRK no Maranhão.

É de extrema urgência o comprometimento de todos para que as próximas gerações cresçam conscientes sobre a importância da liberdade e dignidade feminina, e o seu papel como instrumento de desenvolvimento econômico e social, além do estímulo à educação. AS Prefeituras de Ribamar e Paço do Lumiar já apoiam a iniciativa da BRK.

Maria Paula Azevedo, prefeita de Paço do Lumiar ressalta a importância dessa ação da BRK: “Nossa gestão vem se preocupando há bastante tempo com a problemática da ‘violência menstrual’. Só no ano passado, foram mais de 1.500 absorventes entregues em comunidades do município. Agora, estamos em parceria com a BRK para fazermos a montagem dos kits de absorventes reutilizáveis, ratificando nossa preocupação em garantir dignidade por meio de ações e políticas públicas” declarou a prefeita.

Gilvana Dualibe, Secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda de São José de Ribamar, que abraçou o projeto, declara: “A prefeitura abraçou essa parceria visando proporcionar bem-estar e melhoria na vida de seus moradores. A iniciativa contribui diretamente no combate à pobreza menstrual, gerando dignidade, trabalho e renda para a nossa gente, fortalecendo também o cuidado com a educação ambiental pois os absorventes são reutilizáveis e de longa duração” disse ela.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA