5G: São Luís está adequada legalmente para receber a nova tecnologia

Fonte: TV Assembleia

icone-whatsapp

O prazo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que as cidades estejam preparadas para receber a tecnologia 5G é o dia 31 de julho. E São Luís já está adequada legalmente para a implantação dessa nova tecnologia, após a sanção da lei municipal 6.985/2022, que atualiza a legislação regulamentadora da instalação de antenas.

Com o 5G, a internet ganhará qualidade e velocidade, pois é cerca de 100 vezes mais rápida que a 4G. “Com é muito mais rápida, muito mais eficiente, a conexão do aparelho será quase instantânea. Esses são benefícios que a tecnologia 5G vai trazer”, afirma Felipe Falcão, secretário municipal de Tecnologia e Informação.

Com a atualização da lei, São Luís se junta ao Distrito Federal e outras 11 capitais preparadas para receber o 5G. Mas, a cidade também precisa se preparar, por meio de políticas públicas, para lidar com todo o lixo eletrônico que será gerado a partir da mudança do sistema.

“O número de antenas para 5G será muito maior que para 4G. Se hoje, você olha e vê uma, com a nova tecnologia, você vai ver cinco, seis antenas. Existe receio com relação à poluição visual, mas a tecnologia promove alguns postes especiais que camuflam esses rádios. São equipamentos pequenos que podem ser colocados dentro de lixeiras, em bancas de revistas, em paradas de ônibus”, ressalta o secretário.

A lei 6.985/2022 adequou a legislação municipal à Lei Geral de Antenas (lei n.º 13.116/2015), permitindo que a cidade possa receber as novas infraestruturas necessárias para a instalação do 5G.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA