Lançada Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 2022

Fonte: DPE-MA

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com a Rede Nacional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (Renadi), iniciou a programação oficial da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 2022. No período de 7 a 30 de junho, a campanha movimentará a capital e o interior do estado, com atividades diversas, incluindo ações sociais, live e palestras, tratando sobre o tema “Viver sem violência é o nosso ideal”.

De janeiro a maio deste ano, foram registrados 986 atendimentos na DPE/MA, sendo 414 relacionados à violência contra pessoas com 60 anos ou mais. No ato de abertura da campanha, houve apresentação de grupos de corais formados por idosos, entre eles Vozes da Unabi (Uema), Vozes de Sabedoria (Sesc) e Cantos de Luz (Uniti/Ufma), sob a regência de Chico Newman, e do cantor Augusto Neto, que é autista e interpretou canções juninas.

A solenidade foi conduzida pelo defensor-geral Gabriel Furtado. “A temática do idoso foi sempre muito cara para a Defensoria. E, por isso, precisamos continuar avançando no desenho dessa política, de forma que todos os nossos defensores públicos e servidores da capital e interior a internalizem, para que façamos cada vez mais e melhor”, declarou.

Os objetivos da campanha, em pleno Junho Violeta, foram apresentados pela coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), Isabel Lopizic, à frente da campanha pela DPE/MA. “Estamos aqui mais uma vez, refletindo sobre esse tema, celebrando essa data, reforçando a luta para que essa violência não tenha mais espaço na sociedade”, destacou.

Também presentes, a secretária estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Costa; o o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedima), Glécio Sandro Silva; o promotor de Justiça do Idoso, Augusto Cutrim; a ouvidora-geral da Defensoria Pública, Fabíola Diniz; a presidente do Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Proteção dos Direitos do Idoso (Femadi), Adalgisa Drumont; a vereadora Karla Sarney; a coordenadora da Política de Defesa do Idoso, Débora Jatahy; o diretor do Caisi, Paulo França; a delegada Igliana Azulay; e o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Cristiano Santana.

A ação faz referência ao 15 de junho, declarado em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa como o dia de conscientização da violência contra o segmento.

O ponto alto da programação foi a palestra sobre a “alegria de envelhecer” pra lá da violência!, ministrada pelo corregedor-geral da DPE/MA, Aldy Mello de Araújo Filho. “Se não nos preparamos para esse momento, quando a velhice chegar, viveremos como for possível. E ficamos à mercê dos predadores do envelhecimento, que são os cânceres, doenças cardiovasculares e demenciais, dentre outras”, assinalou o corregedor-geral.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA