Saiba mais sobre a nova versão do aplicativo E-Titulo

Fonte: TV Assembleia

icone-whatsapp

Faltam poucos meses para a realização das Eleições Gerais 2022 e muitos eleitores já substituíram o Título de papel pelo documento digital, disponível para smartphones. Desde 2018, o E-Título vem sendo utilizado pelos eleitores brasileiros.

Por meio do aplicativo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece uma série de serviços que facilitam o acesso ao processo eleitoral. Até o início de junho deste ano, já foram realizados mais de 25 milhões de downloads.

Com o auxílio do E-Título, dá para localizar o lugar exato de votação, tirar certidões e guias para o pagamento de multas, evitando a ida ao cartório eleitoral.

“Com o E-Título, hoje, a gente pode fazer a justificativa eleitoral, para aqueles eleitores que no dia da eleição não estão em seu domicílio eleitoral; pode-se obter certidões de quitação eleitoral, certidão negativa de  crimes eleitorais; e fazer o pagamento de multas”, detalha Wagner Sales, coordenador de Urnas e Sistemas Eleitorais do TRE-MA.

Os serviços do aplicativo têm melhorado a cada eleição. Este ano, a nova versão do E-Título cumpre prática de acessibilidade e oferece o Cartório Lotado, função que controla o fluxo de acesso aos serviços, organizando o atendimento virtual.

“A gente sabe que, em algumas épocas do período eleitoral, o número de acessos fica muito grande, e o sistema acaba não sendo capaz de processar tudo. O Cartório Lotado é para que quem entrar nessa fila virtual terá prioridade quando acessar novamente o aplicativo”, ressalta Wagner Sales.

O eleitor que ainda não tem o aplicativo, pode baixá-lo na internet e fazer o cadastro no E-Título por meio do CPF.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA