Veja quais os documentos válidos para votar em outubro

Fonte: TSE

icone-whatsapp

Para exercer o direito ao voto nas Eleições Gerais de 2022, basta que o cidadão apto leve apenas um documento de identificação oficial com foto, já que a apresentação do Título Eleitoral não é obrigatória.

Na hora do voto, serão aceitos identidade, carteira de motorista com foto, certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte e identidade funcional emitida por órgão de classe. Esses documentos poderão ser usados ainda que a data de validade esteja vencida.

“Para assegurar esse direito e esse dever constitucional, a Justiça Eleitoral admite que o eleitor ou a eleitora possa votar apresentando outros documentos que comprovem a identidade, desde que tenha uma foto”, ressalta o secretário Judiciário do TSE, Fernando Alencastro.

Pode-se votar, também, apresentando o e-Título, versão digital do título de eleitor. O aplicativo permite que se visualize o número do documento de votação, se justifique o voto e se consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral, entre outros serviços. Criada pela Justiça Eleitoral, a ferramenta permite apresentar apenas o respectivo perfil no aplicativo na hora do voto.

É necessário, no entanto, saber qual é a seção eleitoral, informação que poderá ser obtida mediante o número do próprio título, por meio da consulta ao local de votação no Portal do TSE, ou ainda pelo e-Título.

Caso a pessoa já tenha feito o cadastramento biométrico (com as impressões digitais) na Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título virá acompanhado de uma foto. Isso facilita a identificação no momento do voto- caso a fotografia não apareça, será necessário apresentar também um documento oficial com foto.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA