Boi Unidos de Santa Fé transmite linguagem de amor durante apresentação no 'Arraiá do Povo'

Agência Assembleia

icone-whatsapp

Uma noite de cores, ritmos e batucadas deixou o público radiante com a programação cheia de atrações no “Arraiá do Povo” desta sexta-feira (17), que não deixou o público parado no penúltimo dia de festança com as tradições culturais que foram apresentadas na Casa do Povo. Um dos mais tradicionais grupos de bumba meu boi, o Boi Unidos de Santa Fé, é uma das manifestações folclóricas que deixou o maior São João do Brasil ainda mais bonito e cheio de cores.

Os olhos estavam todos voltados pela grande apresentação do Boi Unidos de Santa Fé que marcou a grande noite do “Arraiá da Casa do Povo” plantantando  em cada coração uma única língua, à  linguagem do amor e o sentimento de coragem deixada pelos ancestrais que preservaram por gerações a  cultura popular maranhense.

O boi Santa Fé é um dos grupos de bumba meu boi mais tradicionais  de  sotaque da Baixada do estado com indumentárias que  encantou  o público no estacionamento da  Assembleia Legislativa do Estado durante a  penúltima noite  de explosão de amor, brilho, cores e magia contada pelo fundador Zé Olhinho.

O Boi 

O Boi de Santa Fé foi fundando em 1988 por Zé Olhinho, natural de São Vicente Férrer, e seus colegas da Baixada Maranhense, que se estabeleceram em São Luís na década de 50, trazendo para o Bairro de Fátima suas batidas, passos, instrumentos, indumentárias e personagens. Hoje é referência importante para o bairro onde se formou e mantém a sua sede.

O sotaque da Baixada é embalado pela percussão que reúne pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas. Seu personagem mais característico é a Cazumba, mistura de homem e bicho, que traz um chocalho na mão e requebra as cadeiras avantajadas, vestindo uma bata comprida ricamente bordada, uma máscara de madeira (queixo) e cabeças esculpidas, cada vez mais elevadas

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA