TSE acolhe 72% das propostas da CTE ainda para o pleito de 2022

Fonte: TSE

icone-whatsapp

 

Um total de 32 propostas feitas pelos integrantes da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) foram acolhidas, de forma completa ou parcial, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda para as Eleições 2022. O número representa 72% do total de 44 propostas – o número inicial era 47, mas algumas repetições foram aglutinadas - e 25% delas (11 propostas) ainda estão sendo avaliadas para as eleições municipais de 2024. Uma proposta foi rejeitada.

O dado comprova o intenso esforço do Tribunal para aprimorar cada vez mais o processo eleitoral e a responsividade em relação às contribuições dos integrantes da Comissão. Com total transparência, o TSE tem analisado todas as contribuições apresentadas.

De acordo com o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, o processo eleitoral transparente é aquele que se mostra aberto à fiscalização, sendo, na ótica, tanto do eleitorado quanto dos atores políticos, compreensível e mediado por uma instituição com capacidade de responder adequadamente aos eventuais questionamentos.

A Comissão de Transparência Eleitoral foi instituída por meio da Portaria nº 578, de 8 de setembro de 2021, para ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições; aumentar a participação de especialistas e entidades da sociedade civil e instituições públicas na fiscalização do processo eleitoral; e, por último, contribuir para resguardar a integridade do processo eleitoral.

Destaca-se que a agenda e os trabalhos da Comissão são contínuos. No próximo dia 20 de junho, acontecerá mais uma reunião conjunta dos membros da CTE e do Observatório de Transparência das Eleições, oportunidade em que integrantes da Comissão poderão novamente expor outros temas relevantes e pertinentes ao processo eleitoral.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA