BRK destaca relação entre questões ambientais e serviços de saneamento

Agência Assembleia

icone-whatsapp

Junho é o mês mundial do Meio Ambiente. A data de 5 de junho foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, com o objetivo de lembrar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais.

A preservação ambiental é fundamental para a sobrevivência das futuras gerações e a BRK destaca a importância de ações voltadas às questões ambientais, que ligadas aos avanços dos indicadores de saneamento, transformam e impactam a qualidade de vida e saúde da população.

Neste ano, o tema lançado pela ONU para a Semana do Meio Ambiente é “Uma Só Terra” e tem como foco a vida sustentável em harmonia com a natureza. E a concessionária aproveita o tema para reforçar os programas socioambientais que pratica tanto internamente, no incentivo de seus funcionários, quanto na sensibilização das comunidades em que atua.

De acordo com a Companhia, dos 20 programas sociais realizado realizados pela BRK no Maranhão, onze deles falam diretamente com a preservação do meio ambiente, conscientização e educação ambiental. O Designer Sustentável e o Cozinha Sustentável, são cursos de capacitação oferecidos pela BRK em parceria com o sistema FIEMA, com o objetivo de trabalhar com resíduos que seriam descartados, alguns de forma a agredir o meio ambiente. No Designer as alunas aprendem a transformar resíduos em artesanato, como caixas de leite que viram bolsas tipo carteira, e no Cozinha o foco é a utilização de resto de alimentos que ganham novo significado em receitas, como o bolo de casca de abóbora, por exemplo.

Voltado para as crianças, o Patrulha Ambiental apresenta aos alunos do ensino fundamental noções de educação ambiental por meio de uma programação com atividades lúdicas a respeito do meio ambiente e boas práticas sustentáveis.

Já o GrafitArte traz uma solução como combate à pichação e a depredação do patrimônio público e privado por meio de intervenções artísticas utilizando o grafite como arte e no combate à poluição visual.

Em parceria com a Rede Asta, a BRK traz como novidade do seu portfólio de projetos sociais, o Mulheres Mais Renda, produção e distribuição de absorventes de tecido reutilizáveis e promoção de geração de renda para costureiras em bairros de alta vulnerabilidade nos dois municípios em que atua. A distribuição dos absorventes será feita para mulheres e adolescentes em comunidades vulneráveis, trazendo o benefício da inclusão social, o empreendedorismo das costureiras, aliado à preocupação com o meio ambiente, uma vez que os absorventes plásticos são, muitas vezes, descartados em vasos sanitários causando o entupimento e extravasamento da rede de esgoto.

Internamente, através do seu departamento de Meio Ambiente, a BRK trabalha diversas ações internas com o objetivo de formar seus funcionários em cidadãos mais comprometidos em cuidar do planeta. Um dos projetos é a campanha “Uma pilha a menos”, que tem como objetivo minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de pilhas e o reuso da água dos sistemas de refrigeração em seu centro operacional que coleta e armazena a água proveniente das condensadoras de ar-condicionado para ser utilizada em lavagem de veículos e limpeza de área externa, reduzindo o desperdício de água, incentivando o consumo consciente e inibindo o acúmulo de água como proliferação de vetores.

“O saneamento básico está intrinsicamente ligado à preservação do meio ambiente. A relação entre ambos demonstra a necessidade de promover transformações e a necessidade de se viver de forma sustentável, com consciência e responsabilidade socioambiental” ressalta Amanda Cardoso, responsável pela área Social da BRK no Maranhão.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA