Campanha Agosto Dourado incentiva a amamentação no Maranhão

icone-whatsapp

Com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, na última segunda-feira (1º), o Agosto Dourado, mês alusivo ao aleitamento materno.

A superintendente de Assistência à Saúde da SES, Joselia Alves dos Santos, explica que, nos últimos anos, a Rede Estadual de Saúde do Maranhão tem avançado frente a essa linha de cuidado.

“Conseguimos expandir o pré-natal de alto risco nos municípios e avançar no atendimento da pediatria também de alto risco na rede de policlínicas implantadas no Maranhão, e isso tem gerado um resultado muito positivo”, diz a superintendente Joselia Alves.

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Nelma Pereira, a Campanha do Agosto Dourado incentiva, mobiliza e articula os serviços de saúde, as famílias e a comunidade em prol do aleitamento materno.

“As famílias serão sensibilizadas com roda de conversa, orientações e informações adequadas. Serão orientadas ainda sobre o manejo da mama para fazer com que esse leite possa fluir melhor e, assim, voltar para sua família mais segura para fazer um aleitamento adequado”, comentou Nelma Pereira.

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão é uma das unidades referência no estado e, dentro do seu Banco de Leite Humano, oferece orientações às mães que por ventura estejam com dificuldade em amamentar, basta procurar a unidade, que fica localizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, S/N – Cohab Anil I, em São Luís, de segunda à sexta, das 8h às 17h.

“Além de trabalharmos com as mães internadas na unidade, recebemos mulheres provenientes de outras maternidades da rede pública e da rede privada para oferecer esse apoio na amamentação. Trabalhamos ainda com as gestantes, visto que o início do processo da amamentação começa ainda no pré-natal”, afirma a supervisora do Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Irenildes Costa.

Em Imperatriz, o serviço é oferecido pelo Hospital Regional Materno Infantil. A unidade, que também dispõe de um Banco de Leite Humano, acolhe ainda as mães que estão afastadas de seu filho na UTI, promovendo apoio à amamentação. A unidade está localizada na Rua Coriolano Milhomem, 42 – Centro da cidade, com atendimento das 7h às 19h.

Benefícios da amamentação

Com o leite humano, o bebê fica protegido de infecções, diarréias e alergias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido, além de ficar menos tempo internado. O aleitamento materno também diminuiu o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade e colesterol. A amamentação também reduz o peso da mãe mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. As chances de se adquirir diabetes ou desenvolver câncer de mama e de ovário também diminuem significativamente.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA