PL que tira obrigatoriedade de autoescola tramita no Senado

Fonte: TV Assembleia

icone-whatsapp

De acordo com projeto de lei que tramita no Senado Federal, as pessoas que desejam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não estariam mais obrigadas a passar por uma autoescola.

A alegação é que o calor para a emissão do documento é muito elevado, justamente, porque as empresas do tipo ficariam com cerca de 80% do total do pagamento. O PL ainda precisa de aprovação nas comissões temáticas e, depois, do plenário da Casa.

Para o presidente do Sindicato de Proprietários de Autoescolas do Maranhão, Jefferson Campos, o projeto de lei é um retrocesso. “O que que acontece: muitas pessoas estão achando que as autoescolas vão acabar. E elas não vão acabar. Vão ficar opcional. Só que hoje não tem esse critério de uma pessoa ensinar sem ter um pedal duplo, sem ter carro com faixa. Então, hoje, o único segmento que garante uma boa aprendizagem é a autoescola”, observa ele.

E complementa: “Autoescola não é só para ganhar dinheiro, como as pessoas falam. Autoescola educa o condutor na via pública. Então, podemos dizer que é um projeto que vai retroceder”.

Mas, o projeto, apesar de tirar a obrigatoriedade de passar por autoescola, cria a categoria Instrutores independentes, que seriam ligados aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e poderiam dar aulas particulares.

De acordo com o presidente do Sindicato, existem 235 autoescolas no Maranhão, que geram mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, e a iniciativa poderia deixar muitos trabalhadores desempregados.

E já tem instrutor preocupado com a formação dos novos condutores. “Essa é uma posição muito delicada. Se o aluno vindo na autoescola já fica complicado saber as leis de trânsito. Com essa lei, como vai ser? Vai ficar complicado e a situação vai ficar mais difícil no trânsito”, avaliou o instrutor de autoescola Alessandro Jackson.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano e a maior parte dos acidentes é motivada por falha humana. Por isso, a preocupação com a boa formação dos condutores.

“Eu não concordo, porque se com a autoescola já é difícil de aprender, imagina sem autoescola. Acho que não é bom, viável”, declarou Karen Azevedo, aluna que se prepara para tirar a CNH em uma escola do tipo.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA