“Divina Festa: um Império de Leituras” fica em cartaz até o dia 23 de setembro

Agência Assembleia

icone-whatsapp

Exposição acontece no Salão de Referência da Biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro de São Luís, um  acervo composto de importantes obras que remetem ao período imperial e à temática da Festa do Divino está na exposição “Divina festa: um Império de Leituras”, que fica em cartaz até o dia 23 de setembro, no Salão de Referência da Biblioteca Pública Benedito Leite. 

A exposição é uma realização do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), com apoio do Museu de Arte Sacra e Secretaria de Igualdade Racial. A visitação guiada é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Compõe o acervo, fotos, banners, livros, peças. Uma exposição fotográfica sobre a Festa do Divino, de autoria de Murilo Santos, também está à disposição dos visitantes.Todas as obras bibliográficas expostas fazem parte do acervo da BPBL. “Entre elas, estão sete manuscritos sobre o Império, como por exemplo, Ofício do Conselheiro de Sua Majestade Imperial, comunicando à Junta da Fazenda Pública do Maranhão, que não cumpra mais ordens vindas de Lisboa, datado de 9 de dezembro de 1822”, lembrou Aline Nascimento, gestora da Biblioteca.

A exposição tem também um acervo do Museu de Arte Sacra, em fotografias, já que as peças não podem ser deslocadas. “Retratamos em um banner, duas coroas. Então, a ideia dessa exposição é principalmente para darmos continuidade à divulgação e difusão do que o Centro tem de memória cultural. Como estamos com a casa fechada para reforma, nós (equipe) pensamos nessa possibilidade de fazer as exposições itinerantes para dar destaque ao nosso acervo, à história que esse acervo conta, e especialmente, não poderíamos deixar de fazer uma exposição sobre a festa do Divino que faz parte do calendário cultural do Maranhão e que tem a sua peculiaridade”, disse Ana Damasceno, gestora do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

O curador da exposição, Sebastião Cardoso, ressalta a importância do evento: “Essa exposição faz a relação da Festa do Divino que foi fundada em Portugal pela Rainha Santa Isabel, e que no Brasil ela tem sua característica própria. Em vários lugares do Brasil a gente tem essa festa com uma diversidade imensa. E no Maranhão, tem-se a festa onde se fala muito em império”.Ele destaca objetos como a bandeira, as coroas do divino, o mastro, a simbologia do pombo, que é uma referência bíblica, dentre outros objetos que referenciam a festa. 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA