Estudantes conhecem mais sobre cursos da UFMA na Feira das Profissões

Fonte: UFMA

icone-whatsapp

“Eu estava com dúvida entre o curso de Biblioteconomia e Direito, e, com a realização da feira, pude decidir qual curso seguir”. Essa certeza agora está na mente e no coração da estudante Bianca Gorveia, 17 anos, da escola Centro Educa Mais Estado do Espírito Santo, do município de Vitória do Mearim, a 180 Km da capital, que veio participar da Feira das Profissões, que teve início na terça-feira (20), no Centro de Convenções da UFMA.

Pela primeira vez participando da Feira, Bianca lembra que, desde pequena, sempre quis estudar Direito. O interesse pelo curso de Biblioteconomia é mais recente, coisa de dois ou três anos, movido por uma atração pela leitura. “Hoje vou tirar a minha dúvida na Feira das Profissões. Quando visitei o estande de Biblioteconomia, gostei muito das explicações sobre a área, mas o curso de Direito ganhou o meu coração”, afirmou.

A Feira das Profissões, que vai até o dia 22, tem por objetivo orientar estudantes do ensino médio e aqueles que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para tentar uma vaga na Universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), único método para ingresso na UFMA, a decidir qual curso seguir e que profissionais desejam ser.

Os 50 estandes instalados no Centro de Convenções da UFMA estão divididos por áreas de conhecimento. Logo que o visitante entra no Centro de Convenções da UFMA, o primeiro espaço observado é o do curso de Comunicação Social, seguindo no corredor à direita, estarão os cursos da área das ciências e exatas e sociais, já no corredor à esquerda, os da área de humanas e saúde, além de poder conhecer, também, os estandes do Hospital Universitário (HU-UFMA), do Núcleo de Avaliação de Empreendedorismo (NAVE), das Atléticas e da Pró-reitoria de Ensino.

Mauro Júnior, estudante do Colégio Marista, em São Luís, diz já ter participado de outras feiras, realizada por seu colégio, com o objetivo de conhecer as profissões, mas a da UFMA dá um conhecimento mais amplo de qual carreira seguir. “Avalio a realização dessa Feira de maneira bastante positiva, até porque acredito que o importante é ter esse conhecimento prévio para descobrir o que queremos fazer no futuro. Esse evento é tão importante para quem ainda não se decidiu por qual área seguir, quanto para quem já escolheu o que fazer e que pode conhecer amplamente o curso escolhido”, enfatizou, adiantando que, assim como a Bianca, também pretende estudar Direito.

Assim como todo jovem que, desde pequeno pensa em ser muitas coisas quando crescer, com Mauro não foi diferente. Desde o ensino fundamental e médio, ele já quis fazer muitos cursos, como Engenharia Elétrica e Medicina, por exemplo. “Com o passar do tempo, fui vendo, analisando e, com o suporte da Feira das Profissões, acabei decidindo seguir por essa área do conhecimento”, afirmou.

Após dois anos ocorrendo somente on-line, devido à pandemia de covid-19, a UFMA volta a realizar, presencialmente, a Feira das Profissões, que está aberta à comunidade ludovicense e às escolas públicas ou privadas. Esta edição, trouxe uma novidade: um tour pela Cidade Universitária para conhecer a extensão e sua estrutura arquitetônica que compõe os cem hectares existentes.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA